Nem Arruda, Agnelo ou Rollemberg ou mesmo Ibaneis, ninguém deu atenção ao Chifrudo de Santa Maria

Monumento histórico tem dias de ruínas às margens da BR 040

Por Amarildo Castro – Um abandono histórico ao Chifrudo do DF, assim pode ser tratado o tema sobre a falta de manutenção ao monumento Solarius, mais conhecido em toda a região como Chifrudo. A estátua, que foi colocada ao na entrada do Distrito Federal na parte sul, em 1967, às margens da BR 040, em frente à região administrativa de Santa Maria, está lá abandonada há anos, e nos últimos governos do DF, incluindo José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz, Rodrigo Rollemberg e no momento, Ibaneis Rocha, ninguém, mas ninguém mesmo olhou com carinho para o Chifrudo. Não há reforma completa, nem uma pinturinha, nada. Ao que parece, nenhum dos governos quis resgatar a tradição turística da entrada da cidade.

Com dezesseis metros de altura, e construída em fibra, a estrutura está toda desgastada pela ação do tempo, dos ventos e de outras intempéries da natureza. A cor padrão azul, agora está toda esbranquiçada, e há ferrugem em toda a estrutura. Até agora, não há informação se a atual gestão tem a intenção de reformar o Solarius.

Estrutura está toda desgastada pela ação do tempo

História

Monumento Solarius, popularmente conhecido como Chifrudo, foi doado pelo governo da França em 1967. A obra foi esculpida pelo francês Ange Falchi, e seu formato segue informações veiculadas na mídia daquele país nos anos 60, onde tratava entre outras coisas, sobre a migração da população brasileira rumo à capital Brasília. Para homenagear o Governo Brasileiro, o Executivo francês doou a estrutura ao Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*