Newton Lins disputará vaga para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela chapa “InovOAB”

O convite partiu do pré-candidato à Presidência da OAB-DF, Guilherme Campelo. “Newton Lins (foto) é um reforço de peso para nossa chapa, visto que seu amplo conhecimento em Direito Eleitoral poderá ser de grande valia em 2022

O Conselho Federal da OAB deve enfrentar grandes discussões acerca das eleições gerais no ano vindouro. Poder contar com a expertise de Newton Lins nos ajudará a ter uma posição mais sólida sobre tais assuntos. Além disso, aproveitando a experiência que Newton Lins tem como secretário de estado no GDF, ele pode – e vai – contribuir com a reestruturação administrativa que faremos na OAB-DF objetivando melhorar o auxílio prestado pela OAB aos advogados”, declarou Campelo.  

Quem é o novo integrante da InovOAB? Advogado, engenheiro florestal e mestrando em Direito Constitucional, o currículo de Newton Lins conta com notório saber jurídico e grande experiência prática. Na seara acadêmica, Lins se destacou por publicar livros no ramo do Direito Eleitoral. O mais conhecido deles é o livro “Propaganda Eleitoral e Pesquisas Eleitorais – Comentários Jurídicos” de 2006, Editora Brasília Jurídica. Devido aos seus conhecimentos, Lins atuou como um mediador da legislação eleitoral vigente e das sucessivas Instruções Normativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prestando assessoria e consultoria eleitoral para partidos políticos e demais interessados.  

Lins faz parte da chapa InovOAB, comandada por Guilherme Campelo

Já no ramo da vida pública, Newton Lins ocupou cargos de grande destaque, sendo nomeado como Secretário de Estado do GDF por duas vezes em governos distintos do Distrito Federal. Esses convites demonstram a competência de Newton Lins e sua versatilidade de aptidões que se estendem até o campo da engenharia, afinal, além de advogado, Newton Lins é engenheiro florestal e atuou como Secretário do Grupo Consultivo de Política Habitacional do Distrito Federal em 1985. Nessa oportunidade, Newton Lins contribuiu sobremaneira para a fixação urbana do Paranoá, Samambaia e Vila Planalto. Com um olhar voltado para a preservação ambiental, mas considerando a política de inclusão para a população sem moradia, Newton Lins foi decisivo para o plano habitacional do DF. Afinal, na década de 1980 houve grande fluxo de pessoas de outras regiões para Brasília, atraídas pelo desenvolvimento econômico, a maioria delas vindas de famílias sem teto do Estado de Goiás que se concentraram nos arredores de Brasília. 

Portanto, o movimento InovOAB recebe um excelente profissional na sua chapa e reafirma sua posição de mudança e aperfeiçoamento da OAB-DF. Em breve, Guilherme Campelo deve anunciar outros nomes que somarão ao time da InovOAB.

Guilherme Campelo é advogado atuante em direito tributário. Filho do advogado Estenio Campelo, é sobrinho do ex-senador e ministro aposentado do TCU Valmir Campelo.

InovOAB: Dentre as suas principais propostas estão:

• Reduzir pela metade a anuidade da OAB-DF no primeiro ano de gestão.

• Transferir, uma vez por mês, a sede da seccional para uma subseção do entorno, colocando membros do conselho à disposição dos advogados e realizando atividades especiais.

• Construir creches para filhos de advogados, atendendo principalmente Taguatinga, Gama e Sobradinho. 

• Sistema push para avisar os advogados de atualizações do portal de transparência da OAB-DF.

• Retomar o Programa de Apoio ao Estudante de Direito.

• Instalar computadores na sede da seccional e nas subseções para uso coletivo dos advogados. 

• Retomar o Prêmio Maurício Corrêa. 

Texto e fotos: colaboração da Assessoria/Newton Lins

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*