Novacap corre contra o tempo para tapar cratera de 4.000 metros quadrados em córrego no Bandeirante

Cerca de 40 operários e máquinas da Novacap continuavam a trabalhar nesta quarta-feira (20) quando a reportagem do Blog do Amarildo esteve na Vila Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, local atingido pelo Ribeirão Riacho Fundo, que transbordou na última sexta-feira (15). As fortes chuvas da semana passada, segundo a Defesa Civil, contribuíram para erosão que se formou e que engoliu o barranco levando consigo várias árvores, que ficavam à beira da pista que liga o Núcleo Bandeirante à Vila Metropolitana, abrindo uma cratera de cerca de 4.000 metros quadrados de extensão, ocasionando ainda rachadura no asfalto da pista, que já foi reparada.

Após identificar uma erosão, provocada pelo assoreamento natural do córrego Riacho Fundo, a Defesa Civil do Distrito Federal pediu ao Detran que interditasse trecho da pista. Imediatamente, Novacap, Administração do Núcleo Bandeirante e Caesb se mobilizaram para iniciar a recuperação da área, informou a Novacap.

Cerca de 40 homens e várias máquinas estão no local desde o dia 16.

O trabalho da Novacap deveria durar até cinco dias, dependendo da situação climática. A equipe já está fazendo o aterramento próximo ao talude (barranco) para evitar o rompimento da rede de drenagem pluvial. “Estamos mobilizados em todas as áreas de infraestrutura para garantir que os serviços sejam concluídos o mais breve e dar tranquilidade à população da região”, afirma o diretor de Urbanização da Novacap, Ricardo Carminati.

A Novacap também irá abrir o leito para o córrego, trazendo assim seu percurso natural de anos atrás. “Estamos com os equipamentos prontos. A Defesa Civil já emitiu o Alerta Vermelho e o Ibram (Instituto Brasília Ambiental) foi avisado sobre a obra, por ser uma área de preservação ambiental”, afirmou Carminati.

Cratera por pouco não engoliu barracos na região

A Defesa Civil está no local realizando o monitoramento constante da área para evitar novas erosões. Além disso, a Caesb está com uma equipe fazendo reparos na tubulação de esgoto da região após o rompimento. A equipe da Administração Regional do Núcleo Bandeirante está participando ativamente, garantindo apoio e suporte às ações de todos os órgãos do Governo de Distrito Federal, informou a assessoria de comunicação da Novacap.

Com as obras, lamaçal atrapalha saída dos moradores da Vila Metropolitana

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*