POLÍTICA – Lula pode se tornar o primeiro ex-presidente da República a ir para cadeia

Hoje, dia 6, Luiz Inácio Lula da Silva, 72 anos, pode se tornar o primeiro ex-presidente da República a ser preso desde a redemocratização, em 1985, após o fim do regime militar. Idolatrado por alguns e odiado por outros, o petista tem até as 17h desta sexta-feira para se apresentar à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde foi expedido o mandado de prisão contra ele.

Em uma sala na cobertura do mesmo prédio, Lula deve iniciar o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, em regime fechado, à qual foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Caso não se apresente nem negocie termos para sua detenção, pode ser considerado foragido. A decretação do encarceramento de Lula é o auge de uma sequência de eventos que se arrastou por mais de dois anos e chega hoje a um ponto crucial.

A mídia divulgou hoje de que advogados do ex-presidente estariam impetrando  um novo pedido de habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em cuja instância foi decretada sua prisão, alegando que TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região)antecipou a possibilidade de execução da pena antes mesmo de o Supremo publicar acórdão sobre a decisão da sentença.

Movimentos de resistência à prisão de Lula

Enquanto não se desenrola o enlace da prisão de Lula, nas redes sociais são postadas fotos de manifestantes que começam a se mobilizar para a resistência contra a prisão do ex-presidente petista.

Em volta do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, na região do ABC paulista, em São Bernardo do Campo, cerca  o sindicato, onde Lula está instalado. Pelas redes sociais ainda, divulga-se que o petista deverá conceder uma coletiva à imprensa, que está em grande número já presente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*