Por requerimento sobre vacina, Cláudia Aguiar faz ‘esquentar’ e muito o clima na Câmara de Valparaíso

Vereadora teve forte discussão com pares após ter documento recusado pelos parlamentares

Por Amarildo Castro – Quem imaginou que o clima neste início de ano na Câmara Municipal de Vereadores de Valparaíso de Goiás seria tranquilo errou. Depois da primeira sessão, que realmente teve calmaria, a segunda, realizada nesta sexta-feira, 5, foi muito diferente. Isso por causa de um requerimento da vereadora Cláudia Aguiar (PSDB), que quis saber mais detalhes sobre o Plano de Vacinação da Secretaria de Saúde de Valparaíso. Segundo ela, as informações sobre as 2.130 doses da coronavac que vieram para a cidade não estão bem especificadas no Portal da Transparência, e por isso, estaria como parlamentar e moradora, buscando ajudar a comunidade por clareza nos fatos.

Com a negativa dos vereadores em aprovar seu requerimento, uma discussão acalourada começou no plenário, tendo o parlamentar Zequinha (PL) e Brandão (MDB) como centro das atenções frente à vereadora. Os dois defendiam o Executivo em nome do prefeito Pábio Mossoró (MDB), afirmando que cada coisa estaria no seu tempo e que não haveria interesse do Executivo em manipular fatos.

A vereadora só retirou requerimento após receber documentos em mãos da Secretaria de Saúde de Valparaíso ‘ao vivo’ das mãos do presidente da Casa, vereador Plácido Cunha. Por sua vez, o parlamentar teve o mérito de ‘acalmar’ os ânimos

Cláuda na prática cobrou que todas as informações sobre a vacinação estivessem no Portal da Transparência da Prefeitura de Valparaíso, o que segundo ela, não constava até a manhã desta sexta-feira, 5.

Zequinha, por sua vez, pediu para a vereadora retirar o requerimento, se comprometendo a trazer todas as informações para a próxima sessão. O que foi prontamente recusado pela vereadora.

Após meia hora de ‘clima quente’, curiosamente apareceu rapinho as informações em papel sobre todos os vacinados na cidade, como nome e CPF. O documento foi entregue pelo presidente da Casa, vereador Plácido Cunha (Avante) às mãos de Cláudia. Assim, depois de um verdadeiro ‘terremoto’ a parlamentar disse que diante do documento retiraria o requerimento.

Intervenção de Brandão e Zequinha não foram suficientes para convencer
a vereadora Cláudia Aguiar

O episódio mostra que apesar de alguns afagos feitos pelo Executivo e pelo próprio Legislativo, Claudia está longe de ser uma aliada de ‘primeira linha’ quando o assunto está relacionado aos temas ligados diretamente à Prefeitura de Valparaíso. Filiada ao PSDB, embora o episódio desta sexta-feira não está ligado a assuntos políticos, mostra que a parlamentar surge de fato como forte oposição, como esperava sua madrinha de legenda, a deputada Lêda Borges (PSDB).

Que todos aguardem os próximos capítulos!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*