Posse de Zé Antônio na presidência da Câmara de Valparaíso dá mais um tom político para 2020

Vereador começa oficialmente seu segundo mandato à frente da presidência da Casa. Na prática, nova Mesa diretora já atua desde o início de janeiro, mesmo em período de recesso

Por Amarildo Castro – Mais um evento de grande envergadura na política de Valparaíso ocorreu na noite da sexta-feira (7). Dessa vez, embora não tenha nenhuma relação direta com as eleições deste ano, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás (CMVP) de novo trouxe o tom acalourado que antecede o preito de outubro. Isso porque a presença do prefeito Pábio Mossoró (MDB), já mostrou que a situação daqui para frente dificilmente os eventos mais importantes não lembrem as configurações de grupos políticos, especialmente após o racha na cidade, agora com um grupo do PSDB e outro do MDB.

Zé em momento de pose com lideranças e autoridades locais: prestígio

Embora sem apresentar justificativas, presume-se que a ausência do vereador Silvano (PT), não teria se sentido muito bem ao lado do prefeito já que mais cedo, na sessão ordinário, fez duras críticas ao mandatário do município. Confusão maior ainda, antes da posse de Zé Antônio, foi a suposta retirada do vereador Zeca (SD) do posto de líder de governo, em frase que ele mesmo afirmou. “Já que é assim, me retiro desse cargo”. Falou após votar contra um requerimento sem saber o teor do conteúdo e ser duramente criticado por Silvano. Mas Zeca, ao visto, não avisou ao prefeito que tinha intenção de sair do posto. Assim, Pábio o elogiou mais tarde, à noite, considerando que ele seria o líder de governo ainda.

Com o prefeito Pábio Mossoró e as vereadoras Professora Elenir e Maria Neide

Temas políticos à parte, a posse da nova Mesa Diretora, encabeçada por Zé Antônio (MDB), e Maria do Monte (PSDB) como vice lotou o plenário da Câmara. Levou gente importante a prestigiar o evento, como a vice-prefeita de Luziânia-GO, professora Edna (PROS), o presidente da Câmara Municipal da Cidade Ocidental, Rony do Gás (PTN), além de representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Vários secretários de Governo também compareceram. Por lá, ainda estiveram Afrânio Pimentel e outros pré-candidatos a prefeito, como Dr. Roberto Martin (DEM).

Evento lotou plenário da Câmara

Na tribuna, maioria dos vereadores presentes discursaram em favor de Zé Antônio e sua nova equipe de gestão. “Conheço o Zé há muitos anos e ele sempre demonstrou essa capacidade de liderar, de fazer bem o que se propõe. Fez um ótimo trabalho no ano passado e este ano esperamos o mesmo”, disse o vereador do Solidariedade.

Roni do Gás, presidente da Câmara Municipal da Cidade Ocidental lembrou da importância da parceria entre as cidades do Entorno, e se colocou à disposição de Zé Antônio para projetos em comum.

Último a falar antes do prefeito Pábio, Zé Antônio lembrou da importância no equilíbrio financeiro da Casa, e da sua luta para chegar ao posto onde hoje está. “Na política, maioria se presa por criticar colegas, por julgar, mas poucos lembram da jornada de luta e batalha para estar num posto desses, não de presidente, mas de vereador, são anos de dedicação para ser aprovado pela comunidade”, comentou. Ele acrescentou o trabalho de presidência não é diferente de qualquer outro parlamentar, mas aumenta a responsabilidade.

Por fim, foi a vez do prefeito Pábio Subir à tribuna. Além de recordar sua passagem pela Casa como parlamentar, fez questão de elogiar Zé Antônio. Porém, defendeu também seu legado como prefeito, e aproveitou para falar das obras que já conseguiu concluir ou articular para que viessem para a cidade, como as novas passarelas sobre a BR 040. “Costumam dizer que a prefeitura não tem nada a ver com isso, pois eu garanto que tem, uma vez que a articulação para que o recurso viesse para o município foi nossa com os gestores do consórcio Via 40. Antes, esse recurso estava previsto para outra região”, disse.

Por fim, Pábio falou à reportagem do Blog do Amarildo que há ainda muito para se fazer na cidade ainda este ano, como obras de asfaltamento, conclusão de creches e iluminação. “Independente de eleição, trabalhos todos os dias e costumo levantar cedo para aproveitar melhor o tempo e fazer render mais nossas ações”, concluiu.

Galeira de fotos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*