PPA Solidariedade doa EPIs para municípios da região metropolitana de Santarém para o enfrentamento à Covid-19

As doações foram destinadas ao reforço da proteção dos profissionais que estão na linha de frente


Com o objetivo de apoiar os municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém no enfrentamento à Covid-19 a Ecam, por meio da iniciativa PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, realizou no mês de abril uma nova doação de equipamentos de proteção individual (EPIs), desta vez destinados à proteção das equipes que estão na linha de frente do combate à pandemia dentro das unidades hospitalares e de atendimento básico da região metropolitana de Santarém.


Nesta nova etapa do projeto as doações injetaram no comércio local mais de R$ 124 mil reais na compra de 109 mil unidades de luvas para procedimentos hospitalares, 20 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 480 unidades de máscaras N95 e 500 unidades de máscaras PFF2, além da logística para distribuição dos equipamentos.


A doação dos EPIs foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa), terceiro maior município do Pará. Santarém possui pouco mais de 300 mil habitantes e tem dado suporte ao tratamento de pacientes vindos de outras cidades da região, por meio de quatro unidades de referência para tratamento da Covid-19: Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Unidade Descentralizada de Atendimento de Pacientes com Síndrome Gripal o Hospital de Campanha e o Hospital Regional do Baixo Amazonas.


Em Belterra as doações foram realizadas para o Hospital Municipal Dr. Ivaldo Moraes, que é referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no município. Já em Mojuí dos Campos, município com pouco mais de 16 mil habitantes, as entregas foram realizadas dentro do Hospital Municipal de Mojuí dos Campos, que desde janeiro de 2021 passou a atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19. 


“Essa doação chega ao município de Mojuí dos Campos em uma hora essencial, nós estamos com bastante dificuldade financeira e a chegada das milhares de luvas de procedimento e máscaras vai ajudar toda a nossa população e os profissionais da saúde que precisam se proteger contra essa doença que já nos levou muitos entes queridos”, enfatizou o gestor municipal, Marco Antônio Lima, que recebeu as doações junto ao Secretário de Saúde, Glayton Jean.


Além das doações dos EPIs, o projeto realizará no mês de maio a doação de equipamentos para a implementação de seis unidades de fisioterapia pós Covid-19 nos municípios da região metropolitana. Entre os equipamentos a serem doados estão anéis de pilates, bolas lisas, bolas espinhos, discos de equilíbrio, rolo de massagem, faixas elásticas, estufamentos ladder barrel, folhas de tatame, colchonetes, bicicletas ergométricas, esteiras elétricas, macas dobráveis, escadas de ferro, biombos e caixas de som.


Ainda dentro das ações previstas, no que diz respeito a retomada da economia, até o mês de junho o projeto apoiará três cooperativas de agricultores familiares da região metropolitana de Santarém com a criação de um plano de investimento, que irá injetar R$ 135 mil reais no capital de giro das três cooperativas, valores que serão divididos em partes iguais.Sobre a PPA Solidariedade USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. 

A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19. Na Amazônia, a Cargill é parceira da iniciativa.


A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito. Sobre a Cargill.


 Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar o propósito corporativo de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar.


Combinando 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.


No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a Empresa está presente em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

Texto e foto: Colaboração da Press Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*