Quem é quem no Guará nas eleições de 2018

Postulantes a cargos eletivos deste ano diminui em relação às últimas eleições, mesmo assim, disputa deve ser acirrada com moradores de fora

Prestes a começar a corrida às urnas para 2018, o que se vê hoje é que há menos candidatos representativos do Guará (moradores da cidade) este ano se comparado a 2014. Naquele pleito, era 38 o número de postulantes ao cargo de deputado distrital, enquanto que o de pretendentes a deputado federal chegou a 3, neste caso, Alírio Neto, Roberto Policarpo e Izalci foram os nomes diretamente ligados ao Guará, embora Izalci já estivesse morando no Lago Sul à época. Dos três postulantes à Câmara do Deputados, apenas o segundo obteve vitória.

Morador da QE 28, Policarpo tentará vaga de distrital este ano

Candidatos quatro anos atrás a uma vaga na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o ex-administrador do Guará Carlinhos Nogueira, Damião Cordeiro, este ligado à Colônia Agrícola Águas Claras, e Antônio Girotto, ex-administrador do Park Way, assim como outros menos conhecidos, nem chegaram a colocar seus nomes para disputa de cargos este ano. O mesmo aconteceu com Rócio Barreto, que em 2014 foi candidato pelo PSB a distrital, mas não se elegeu, neste ano, chegou a ensaiar pré-candidatura pela mesma sigla, porém, desistiu no meio do caminho.

Morador daColônia Agrícola IAPI, no Guará II, Delmasso tenta a reeleição para distrital

Dos que confirmaram seu intento de tentar ou continuar na vida político-partidária estão Rodrigo Delmasso (PRB), autor de várias emendas parlamentares destinadas a obras na cidade, que parte para se reeleger como distrital.

Antono Sena é um dos nomes do Guará para a disputa na CLDF

Antonio Sena, presidente licenciado do Conselho de Segurança do Guará (Conseg), está firme na disputa pelo primeiro mandato na CLDF.  Pretende levar adiante suas propostas, como a regularização da QE 40 e do Polo de Moda e por mais segurança na cidade, caso seja eleito.

Ex-administrador, André Brandão tem como uma de suas propostas, melhorar o transporte público no DF

Outro postulante à CLDF que deve dar o que falar é o ex-administrador André Brandão (PTN). Depois de deixar a presidência da TCB, André passou a reunir lideranças pela sua candidatura. Tem como uma de suas propostas, melhorar o transporte público no DF, além de ações voltadas especialmente para o Guará, cidade que comandou por quase dois anos. Na cidade, tem apoio de várias lideranças, como Zé Orlando e Deverson Lettieri.

 

Tânia Coelho tenta ser a voz da Colônia Agrícola Águas Claras no Guará na CLDF. Mas propostas vão além

Outro nome confirmado para distrital é o de Tânia Coelho. Prefeita comunitária do Setor Habitacional Bernardo Sayão, que corresponde ao antigo IAPI e mais o Guará Park, e presidente do PSC-DF (Partido Social Cristão), disputa pela primeira vez o cargo de deputado distrital.

A analista financeira aposentada pela extinta Brasil Telecom promete, em sua bandeira de campanha, lutar pelo empoderamento da mulher. Diz ser contra todo o tipo de desigualdade e a favor da diversidade, seja ela de gênero, de credo ou política. “Sou defensora da qualidade na educação, saúde e segurança, bem como de políticas públicas eficazes em prol desses setores, sobretudo para aqueles que têm necessidades especiais”, afirma.

Tom Guimarães vai para sua quarta eleição: lendário candidato do Fusca

Ainda no ‘bonde’ da disputa, segue Tom Guimarães, que disputou por três vezes, pelo PHS, uma cadeira de distrital na Câmara Legislativa, Agora filiado ao PTC, é pré-candidato mais uma vez a uma vaga de deputado na CLDF.

Morador do Guará desde 1969, quando chegou à cidade, participando do mutirão Guará I – programa habitacional do governo da época, para construção de casas populares no qual todos, segundo ele, se ajudaram na edificação de suas moradias. Acredita que é uma ótima alternativa contra tudo isso que vem ocorrendo e que leva o eleitor a descrer da política.

Suas bandeiras de campanha são por uma Caesb (onde trabalhou 29 anos e se aposentou) realmente pública e eficiente. Diz que está muito otimista com sua pré-candidatura e vê nestas eleições uma chance de mostrar o seu trabalho e sua competência em prol da população, principalmente pela igualdade de condições que deve se caracterizar o pleito de 2018.

Adolpho Fuica vai em defesa da qualidade de vida

Fuica defende a qualidade de vida dos moradores do DF

Candidato a uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal pela REDE, o professor e morador do Guará Adolpho Fuica acumula mais de 30 anos de luta pela valorização das políticas públicas ambientais e de sustentabilidade. Para exercer o que chama de mandato coletivo, Fuica apresenta propostas como uso das plantas medicinais do Cerrado na rede pública, além de alternativas inclusivas na recuperação de jovens infratores e promoção da cultura.

Formado em Geografia, Adolpho Fuica é filho de um piloto da Aeronáutica e uma professora e costureira.

Após ficar sem mandato na última legislatura, Alírio Neto será vice de Eliana Pedrosa ao GDF

Volta como vice

Depois de várias semanas de suspense no qual chegou a anunciar sua pretensão ao governo do Distrito Federal encabeçando chapa, o morador do Guará Alírio Neto (PTB) forma na condição de vice com Eliana Pedrosa (PROS) coligação para disputa ao GDF.

O ex-distrital e ex-secretário de Justiça e Cidadania foi durante muitos anos o principal nome da política no Guará, tendo, inclusive, comandado a própria administração da cidade em 1998/1999. Chegou a indicar outros administradores do Guará. Mas, em 2014, ficou sem mandato ao perder as eleições para Rônei Nemer  na disputa a deputado federal.

Atualmente tenta reconquistar seu espaço ao disputar o cargo de relevância na política local.

COMO VOTOU O GUARÁ EM 2014 (Fonte/tabelas: Jornal do Guará)

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*