Santa Maria – Com promessas de melhorias, GDF ‘acalma’ comunidade do Porto Rico

Popular bairro tem 300 famílias que vivem em condições de precariedade, sem energia elétrica, além de outras 20 que não têm água potável. Processo de regularização ainda está ‘emperrado’ e dificulta ações mais contundentes do governo

Para quem conhece Santa Maria, uma das regiões administrativas que abriga mais de 120 mil moradores no Distrito Federal sabe dos desafios que a comunidade enfrenta, especialmente pessoas que moram nos bairros mais carentes. É o caso do Porto Rico, um condomínio aberto que fica às margens da BR 290, encrustado nas proximidades de uma área de preservação ambiental. Ali, desde 2000, moradores lutam por melhorias, como asfalto, luz, água potável e infraestrutura.

CEB não concluiu projeto para luz

Do total, 300 famílias ainda não têm luz até hoje mesmo tendo a antiga CEB feito um projeto em 2017 para instalação de energia. E esse foi um dos motivos da visita de uma equipe do GDF na última quinta-feira, 10. Mas antes, o encontro foi mediado por Carlos Tabanez, empresário e liderança comunitária, que busca apoiar comunidades carentes. “Estava programado um manifesto em frente à Administração Regional de Santa Maria, mas conseguimos convencer os moradores para o pedido de um encontro com lideranças do GDF, e assim o fizemos”, disse Tabanez. Ele ainda acompanhou toda a visita da equipe do Executivo ao Porto Rico e prometeu apoio, sempre que necessário.

A visita foi coordenada pelo secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras. Ele foi recebido na sede da Associação de Moradores do Porto Rico pela presidente da entidade, Joana D`Arc, e logo após ouvir as demandas no local, saiu com um grupo de moradores para uma visita às ruas do condomínio, com a proposta de ver de perto a realidade dos moradores para analisar o que o GDF consegue fazer de imediato para amenizar o sofrimento das famílias.

Equipe do GDF visita ruas, sendo recebida com faixas de cobranças

Em meio às ruas esburacadas, e equipe do GDF e integrantes da Associação de Moradores do Porto Rico, além de Tabanez, percorreram as avenidas. Joana D`Arc fez questão de apontar capa problema para o secretário Severino Cajazeiras. “Tem muita coisa pendente aqui, uma delas é essa questão da luz, são 300 famílias no escuro, já havia uma promessa feita pela CEB desde 2017, mas não avançou”, relatou Joana.

Após a visita, Severino ligou pessoalmente para o secretário de Governo Zé Humberto. O ‘homem forte’ do governo prometeu levar de imediato algumas melhorias para o setor, e reabrir uma nova negociação com a agora Neo Energia, que comprou a CEB e leilão. Assim, a expectativa é que a demanda mais urgente, que é a questão da luz, seja resolvida ainda este ano.

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*