SAÚDE – Conheça o Centro de Referência em Reabilitação de Valparaíso

O Centro de Referência em Reabilitação de Valparaíso de Goiás é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e está em pleno funcionamento desde janeiro de 1997, tendo como objetivo o atendimento de alto nível na reabilitação dos pacientes. Sua especialidade é a fisioterapia, hoje o centro atende até 1000 pessoas por mês.

O órgão é o único do entorno sul gratuito e com todas estas especialidades. Dentro de seu quadro técnico, além de fisioterapeutas, consta médicos ortopedistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, além de profissionais de neurologia.
A unidade oferta atendimentos aos pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.
O CRRV atende mensalmente 800 pacientes apenas na fisioterapia. A missão do centro é fazer a diferença em centenas de vida de pacientes que são atendidos pelo Centro de Reabilitação, instituição mantida pelo governo municipal.

Segundo Wanessa dos Anjos, fisioterapeuta do centro, a fisioterapia tem o objetivo de maximizar, dar mobilidade e independência às pessoas que estão em tratamento. “No CRRV, o trabalho dos fisioterapeutas abrange a vigilância dos distúrbios cinesio-funcionais, monitoramento da integridade físico-funcional, orientações posturais, incentivo a estilos de vida saudáveis e a prática de atividade física regular, atuando de maneira integral na promoção da saúde e prevenção de doenças e reabilitação física”, destaca.

Estudos comprovam que a fisioterapia tem o poder de resgatar a qualidade de vida das pessoas, que buscam no movimento humano, a funcionalidade e a autonomia. Um procedimento médico que auxilia na reabilitação, na promoção, na prevenção, e acima de tudo, na educação em saúde. Esta área de atuação possibilita a redução de sequelas decorrentes de doenças crônicas, que por sua vez, são amenizadas através de uma série de recursos e técnicas fisioterapêuticas.

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, esta área busca resgatar e potencializar a funcionalidade em todas as dimensões. Além disso, pode minimizar os agravos físicos funcionais advindos de sequelas de diferentes causas.

De acordo com a diretora, Dalila de Légua, os avanços no centro são consequência do trabalho em equipe. “Temos um tratamento humanitário e um atendimento de excelência que é direcionado aos nossos pacientes, isso é uma das nossas marcas, o trabalho em equipe. O centro está de portas abertas para toda a população”, completa a diretora.

O centro está localizado na área especial da Cidade Jardins e acaba por atender diversos públicos. Pacientes neurológicos e ortopédicos são a principal demanda da fisioterapia no local. Zelar pela integridade física e promover a saúde dos pacientes é o papel dos fisioterapeutas junto à comunidade valparaisense.

(Colaboração: Assessoria de Comunicação)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*