Saúde – Dezembro Vermelho terá ações de prevenção e combate à Aids em Valparaíso

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na segunda-feira (04/12), às 9 horas da manhã, a Campanha Dezembro Vermelho, em alusão à luta contra a Aids/HIV.

A solenidade de abertura acontecerá, no CTA do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), localizado no bairro Valparaízo II, onde serão realizados testes rápidos, palestras e um delicioso café da manhã.

Segundo a SMS, as ações no município terão foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Além disso, ocorrerão durante o mês de dezembro, atividades educativas e a promoção de eventos nas Unidades da Rede Pública de Saúde.

De acordo com o secretário Dr. Leonardo Esteves, a meta do Órgão é alertar a sociedade valparaisense sobre a importância de questões que envolvem a saúde e o combate ao preconceito. “Queremos mobilizar e sensibilizar as pessoas sobre questões da saúde, que envolvem a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ”, destacou.

Após ser aprovada pelo Senado e publicada no Diário Oficial da União, a Lei 13.504 instituiu a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho).

As ações do Dezembro Vermelho são realizadas em todo Brasil, com parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras ISTs.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

 

(Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*