Saúde realiza audiência pública de prestação de contas

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás realizou nesta segunda-feira, 20 de novembro, na Câmara Municipal, a Audiência Pública de prestação de contas do 1º e 2º quadrimestre de 2017 da Secretaria Municipal de Saúde.

A Audiência Pública, aberta a toda comunidade, Conselho Municipal de Saúde e vereadores teve o objetivo de apresentar os relatórios detalhados sobre recursos utilizados e em caixa, obras realizadas, programas e projetos realizados e em execução, números de atendimentos, consultas e exames realizados dos serviços de Atenção Básica, Média e Alta complexidade, garantindo transparência na destinação dos recursos públicos.

A prestação de Contas é uma obrigatoriedade constituída pela Lei Complementar 141 de 2012, onde o gestor elabora Relatório detalhado (RAG) referente ao quadrimestre anterior.

Segundo o secretário de Saúde Leonardo Esteves, em 2017 os custos da Secretaria Municipal de Saúde reduziram em torno de 40%. “Gastamos menos e melhor do que em 2016 e avançamos! O reflexo da economia veio com a compra de uma van, com a reforma do CAIS com o apoio da Dr. Zeli e da comunidade, reforma da UBS do Cruzeiro do Sul, do CIAM, finalizamos a entrega da UBS da Etapa C, implantamos o prontuário eletrônico e estamos terminando a reforma do Hospital Municipal”, pontuou.

Segundo o relatório, houve redução de cerca de 50% em casos confirmados de dengue e aumento de cerca de 15% em gasto com o servidor. “Esse aumento não é porque aumentamos a quantidade de servidores, mas sim porque houve pagamento do Ipasval, previdência social e contribuições consignadas em dias”, ressaltou o secretário de Saúde.

Atualmente a Saúde municipal conta com 41 unidades de saúde, sendo três de média e alta complexidade: Upa, CAIS e Hospital Municipal de Valparaíso de Goiás; 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 27 Programas Saúde da Família (PSF)

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, destacou que o ano de 2017 foi um ano de trabalho e equilíbrio financeiro e mesmo assim a saúde obteve diversas conquistas, com o objetivo de oferecer à comunidade um atendimento digno. “Agradeço a toda a equipe da Saúde pela dedicação e respeito por nossa comunidade”. Segundo Pábio,  os mais de 2 milhões de emendas aprovadas, serão aplicados em 2018 em reformas e ampliação das nossas unidades de saúde.

 

 Confira aqui o Relatório do 1º Quadrimestral (Janeiro a Abril de 2017)

 

Confira aqui o Relatório do 2º Quadrimestre (Maio a Agosto de 2017)

 

(Colaboração: Assessoria de Comunicação)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*