Saúde – Valparaíso de Goiás oferece exames gratuitos de mamografia

No Outubro Rosa, o município de Valparaíso de Goiás promove diversas atividades de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama.

Para reforçar as ações que marcam o mês de outubro, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, oferece diariamente 20 exames gratuitos de mamografia.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas. Ela é realizada com um aparelho de raio X que é chamado de mamógrafo, para identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente apresentam nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

O atendimento pode ser marcado no setor de Regulação na sede da SMS, a partir de 8h e por ordem de chegada. O órgão fica localizado na Quadra 06, Quadra 07, Lote 01, Parque Rio Branco. “As pacientes devem trazer o encaminhamento, requisição ou pedido de mamografia feito pelo médico de alguma unidade pública de saúde do município. A marcação do dia do exame é feita na hora ou por contato de telefone”, informou a servidora Jéssica Amanda.

O encaminhamento deve ser preenchido seguindo as orientações de médicos que prestam atendimento nas unidades públicas municipais e acompanhado da Anamnese, que é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde para estabelecer o diagnóstico preciso e instituir as condutas adequadas às condições clinicas da paciente.

É importante lembrar que junto com o pedido de mamografia as interessadas devem levar a cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência para cadastro no sistema. O exame de mamografia é realizado pelo Laboratório Prevenção, que é conveniado a Secretaria Municipal de Saúde e depois levado para análise na capital Goiânia.

Antes da mamografia é fundamental que a paciente evite o uso de cremes, desodorantes, perfume ou talco sob o braço e nos seios, pois podem dificultar a captação de imagens, por possuírem partículas metálicas ou cálcio, que causaria uma sombra no raio x.

Após passar pelo processo de análise que dura cerca de 30 dias, o exame retorna para Valparaíso e pode ser entregue as pacientes mediante a apresentação de documento de identificação (RG/Carteira de Habilitação).

(Colaboração: Assessoria de Comunicação)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*