SLU comemora 57 anos de história com exposição no Venâncio Shopping

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está comemorando, neste mês, seus 57 nos. Para celebrar, o Museu da Limpeza Urbana (MLU) expõe parte do seu acervo, contando a história do SLU de quase seis décadas de cuidado com a limpeza e a beleza do Distrito Federal, no Venâncio Shopping, até o dia 10 de agosto.  A “Exposição SLU 57 anos – A história da limpeza urbana no DF” pode ser vista no piso térreo do mall e tem classificação indicativa livre.

Estão expostos documentos e objetos desde a década de 1960, como uniformes dos garis, telefones antigos, panfletos e até o convite com a programação da Semana do Gari de 1975. Os visitantes também podem conferir quadros e fotografias das décadas de 80 e 90 de algumas unidades do SLU, como a Usina de Compostagem, inaugurada em 1986 e que está em pleno funcionamento até hoje.

Outras peças curiosas também compõem a exposição, já que o museu coleciona quase 800 objetos antigos, como máquinas fotográficas, filmadoras, televisões, computadores, máquinas de escrever, de costura e até os primeiros celulares da década de 90. Completam a mostra as obras de arte feitas de materiais reaproveitados.

O MLU está localizado dentro da área em que funciona a Usina de Compostagem do SLU, em Ceilândia, desde 1996. Idealizado pelos próprios servidores do SLU, o espaço abriga peças encontradas no lixo ou doadas antes serem descartadas. O museu também coleciona esculturas produzidas a partir do lixo, além de peças que contam a história da instituição.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*