Sugestão de Fonte: Dia do Professor – 15 de outubro

African American teacher and schoolgirl wearing protective face masks while discussing about test results on a class at the school.
Gestores e educadores opinam sobre quão crucial é o papel desse profissional na trajetória de todas e todos, que certamente em algum momento da vida se inspiraram e se nortearam por esses “guias”

Celebrado em 15 de outubro como uma referência a D. Pedro I, que em 1827 instituiu uma lei sobre ensino elementar, o Dia do Professor traz à tona a relevância do papel desempenhado por educadores e educadoras do nosso País. O brilho no olho que um docente tem é capaz de transformar anseios em trajetórias. Mais do que isso, esses profissionais têm a capacidade de semear incontáveis potenciais, muitas vezes só aflorados no futuro – algo que talvez nem tenham a oportunidade de ver, por não estarem mais no cotidiano daqueles ex-alunos. No livro “Nós e a escola”, Mario Sérgio Cortella destaca que: “somos todos amadores, em dupla acepção: gente que ama e que acha que não está pronta ainda”.

De acordo com Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara, a data é extremamente importante porque estamos falando de uma das carreiras mais dignas e, ao mesmo tempo, uma das mais fundamentais para qualquer nação. “Temos muitos exemplos ao longo da História de países que foram se construindo e reconstruindo com o apoio maciço do Estado e da sociedade e, principalmente, priorizando a educação. É necessário a compreensão de que a educação é a base para uma sociedade bem desenvolvida nos aspectos social, econômico, humano e cultural, mas para que a educação seja aprimorada em um país é necessário a criação de uma política de Estado eficiente, além do incentivo para formação de professores, infraestrutura mínima de trabalho para o professorado e remuneração digna”, afirma.

O gestor salienta ainda que, nesse sentido, é importante reconhecer esse profissional como um elemento chave na construção da sociedade. “O Dia do Professor está aí para nos lembrar da relevância dessa figura. É preciso olhar e valorizar os educadores, pois todos nós tivemos um professor importante na vida, alguém que nos marcou, e lembrar dele é parte de lembrar da nossa própria vida, da nossa própria história. Trazer essa memória é relevante para nós mesmos, além de nos fazer reconhecer o quão necessário são esses profissionais na construção de uma sociedade bem desenvolvida”, acrescenta.

Para Eduardo Calbucci, professor e CEO do Programa Semente – metodologia de ensino socioemocional para jovens e adultos -, será fundamental investir na formação, capacitação e, principalmente, no bem-estar dos educadores, desenvolvendo suas competências socioemocionais para que sigam em sua missão de apoiar alunos e suas famílias.
“É por meio das habilidades socioemocionais, que professores, no presente e no futuro, auxiliarão alunos na trilha de aprendizagem com mais criatividade, confiança, flexibilidade, inovação, resiliência, empatia, visão coletiva e sistêmica, para ajudar a construir repertórios, interações, e formar, acima de tudo, cidadãos com senso crítico para atuar em uma sociedade cada vez mais incerta e automatizada”, ressalta.

A Camino School, operação escolar da Camino Education, destaca que o profissional de educação deve ser reverenciado não apenas em 15 de outubro, mas em todos os outros 364 dias do ano. A escola é adepta de duas frente de trabalho: a metodologia da aprendizagem ativa, que coloca o aluno no papel de protagonista, e as competências socioemocionais, valorizando as interações afetivas construídas em sala de aula. “Ambas prezam pela horizontalidade entre educadores e educandos, algo crucial para nós. Gosto muito de um pensamento de Paulo Freire, no qual ele pondera: quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Que esse seja o nosso mantra”, ressalta Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora pedagógica da Camino School.

Texto e foto: Mira Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*