Um terço dos brasileiros responsabiliza mulher pelo estupro

Estudo recente revela algo surpreendente e conservador, embutido aí preconceitos latentes no que se refere à violência contra mulher. Segundo notícia veiculada no site da Agência Brasil, mais de 33% da população brasileira consideram a vítima culpada pelo estupro. O dado consta de pesquisa feita pela Datafolha, que entrevistou 3.625 pessoas a partir de 16 anos de idade, entre os dias 1º e 5 de agosto último, em 217 municípios, sob encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Divulgado hoje (21), o levantamento mostra ainda que 42% dos homens e 32% das mulheres entrevistados concordam com a afirmação: “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”, enquanto 63% das mulheres discordam.

“O percentual dos que concordam não varia entre homens e mulheres (30%), o que significa que, para um terço dos brasileiros, a mulher que é agredida sexualmente é, de alguma forma, culpada pela agressão sofrida se opta por usar certas peças de roupa”, diz o levantamento.

De acordo com a pesquisa, os graus de concordância variaram mais em função da idade e escolaridade. Os grupos que mais se afastam da média são as pessoas com 60 anos ou mais, com 49% de discordância e, no lado oposto, as pessoas com ensino superior, em que a discordância chegou a 82%.

O levantamento mostra também que 65% da população tem medo de sofrer violência sexual. “O percentual cresce quando desagregamos o dado por sexo, já que 85% das mulheres brasileiras afirmam ter medo ante 46% dos homens”. (Da Redação com Agência Brasil)

PUBLICIDADE

unnamed

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*