UTMB Ushuaia – Corrida de montanha mais tradicional do mundo será disputada na Argentina em abril

Chamonix, França, 3/9/2018 – A 16ª edição do UTMB® MONT-BLANC, a mais tradicional corrida de montanha do mundo, foi disputada de 27 de agosto a 2 de setembro em Chamonix, na França, e, pela primeira vez, teve corredores de 100 nacionalidades. E dezesseis países enviaram delegações de mais de 100 competidores. A China (o maior contingente não europeu no evento), o Japão e os Estados Unidos aumentaram a presença com 385, 269 e 246 participantes, respectivamente. A América do Sul teve presença maciça, com a Argentina (122) e o Brasil (114).

O chineses Erenjia Jia venceu em Chamonix entre os homens (OCC) e Miao Yao (CCC) levou na categoria feminina. O também chinês Min Qi foi vice entre os homens. Os resultados confirmam a ascensão da China no mundo da corrida de montanha.

Xavier Thévenard também fez uma excelente prova e se junta a François d’Haene e Kilian Jornet no número de vitórias do UTMB®. Francesca Canepa venceu a corrida na categoria “rainha” UTMB®.

Criação do USHUAIA pelo UTMB® na Argentina

Entre os países da América do Sul presentes, a Argentina tem o maior número de corredores registrados para o UTMB® MONT-BLANC. Portanto, faz sentido organizar o primeiro evento sul-americano “pelo UTMB®” neste país.

Com o objetivo de organizar eventos em todo o mundo, a equipe UMTB® International formalizou oficialmente um acordo para criar o USHUAIA by UTMB® em parceria com a promotora de eventos South American Sports Company, a Província da Terra do Fogo e o governo argentino.

Para a primeira edição do USHUAIA by UTMB®, de 5 a 7 de abril de 2019, os corredores explorarão as trilhas selvagens da Terra do Fogo, uma província localizada no extremo sul da Patagônia argentina. O evento terá várias distâncias, incluindo um ultra de 130 quilômetros (7.700 metros de ganho vertical).

Inscrições serão abertas em outubro

Cada percurso desafiador percorrerá as belas e selvagens paisagens que os corredores de trilhas sonham em todo o mundo – geleiras, lagoas, cristas e rios – em um ambiente natural, e às vezes extremo, onde muitas vezes as quatro estações ocorrem em um único dia.

Com um aeroporto a apenas três horas de voo direto de Buenos Aires, a cidade de Ushuaia sediará a largada e a chegada de cada corrida, bem como todas as festividades do evento. A cidade mais austral do mundo e a capital oficial da Província da Terra do Fogo, Ushuaia está localizada ao longo da costa do Canal de Beagle, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. As inscrições para o UTMB® Ushuaia serão abertas em outubro.

Gustavo Santos, Ministro Nacional do Turismo, Argentina 

“Os grandes eventos esportivos internacionais, como o USHUAIA, da UTMB®, oferecem excelentes oportunidades para promover nossos destinos turísticos em todo o mundo”, disse o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos. “Fotos e vídeos de nossas maravilhosas paisagens serão amplamente divulgados na mídia e nas redes sociais, enquanto os corredores se tornarão nossos embaixadores do turismo quando voltarem para seus países de origem. Além disso, a chegada de corredores e espectadores ao destino escolhido acionará o motor produtivo que promove o turismo, que contribui direta e indiretamente para a criação de empregos diretos e sustentáveis”, disse.

Rémi Duchemin, CEO da UTMB International, afirmou: “Com presença na China desde março, o próximo evento em Omã, em novembro, e a Terra do Fogo, em abril de 2019, a UTMB® International mantém a promessa de oferecer viagens para destinos espetaculares, garantindo sempre um evento de extrema qualidade”, afirma.

O executivo continua: “É tão empolgante organizar uma corrida de tirar o fôlego, onde a vasta paisagem alpina de alta montanha mergulha diretamente em um trecho único de água, onde os oceanos Atlântico e Pacífico se misturam. Estar em um dos cantos mais remotos do planeta é mais do que uma alegação de marketing simples, já que nenhum outro evento esportivo internacional chegou a este ponto. Seguindo Gaoligong nas montanhas da China e as Montanhas Hajar em Omã, é a vez de Ushuaia e Tierra del Fuego, nomes de lugares lendários e por boas razões.”

Próxima parada: Omã by UTMB será dia 29 de novembro de 2018

A jornada continua com o lançamento do Omã by UTMB®, o segundo evento a receber apoio da UTMB® International em 2018 e organizado pela Oman Sail. O primeiro evento UTMB® no Oriente Médio, o Omã by UTMB® explora o incrível terreno das Montanhas Hajar, incluindo uma seção perto de Jebel Akhdar. Com voos fáceis da Europa ou da Ásia, Omã é um dos quatro países mais seguros do mundo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial e, juntamente com a capital Mascate, é considerado um destino obrigatório pela National Geographic e pelo Lonely Planet.

A criação do Omã by UTMB® gerou considerável interesse entre a elite mundial de corridas, especialmente do norte-americano Jim Walmsley, atual líder mundial no ranking ITRA, e do lituano Gediminas Grinius, que ganhou o primeiro GAOLIGONG pela UTMB® em março deste ano. O Omã by UTMB® terá a honra de receber outros corredores líderes como Siu Keung, o icônico corredor de Hong Kong, Meredith Edwards, segundo no TDS® em 2016, Jason Schlarb, vencedor do Hardrock 100 de 2016, Samantha Chan, bem como Diegos Pazos e Dylan Bowman.

“Omã desfruta de uma cultura hospitaleira, beleza natural, um litoral intocado e, de maior interesse para a UTMB International, a mais alta e diversificada cadeia de montanhas da Arábia. Ingressando na família UTMB International significa que centenas de atletas agora terão a oportunidade de embarcar em uma experiência única e lendária. O evento que acontece no próximo mês de novembro é um primeiro passo em uma jornada emocionante, com um legado duradouro para as comunidades locais que residem ao longo do caminho. Já mapeamos uma rota de mais de 160 quilômetros que inclui o pico mais alto da Arábia, Jebel Shams. Estamos ansiosos para receber o mundo da corrida no país “, afirmou David Graham, CEO da Oman Sail.

Michel Poletti, fundador e diretor técnico da UTMB®, esteve envolvido no projeto do curso de ganho vertical de 137 quilômetros e 7.800 metros de altitude. “Eu nunca tinha corrido em um lugar como Omã. As paisagens são verdadeiramente espetaculares, as montanhas incríveis e as pessoas são amigáveis e acolhedoras. Eu aproveitei o tempo para viajar por Omã, e o país tem muito a oferecer aos visitantes. É um lugar muito seguro e há muito o que fazer para que toda a família aproveite a viagem”, disse.

Gaoligong by UTMB® em 2020

A primeira edição do Gaoligong by UTMB®, realizada de 9 a 11 de março de 2018, provou ser um sucesso, com 2.000 participantes de 24 países. Depois de apenas uma edição, o Gaoligong by UTMB® se estabeleceu como um grande evento no calendário asiático de corrida de trilhas, bem como a corrida de definição de padrões para o continente. As Montanhas Gaoligong, Patrimônio Mundial da UNESCO, foram palco de uma corrida incrível entre os melhores corredores de trilha da China e a atual elite internacional. O evento também provou ser uma grande conquista para o organizador de corridas Exploring Group, cuja estratégia geral é desenvolver pistas em toda a China.

Autoridades locais forneceram o selo de aprovação para a 2ª edição do evento, que será realizada de 21 a 23 de março de 2020. Enquanto isso, o Exploring Group e a UTMB® International vão trabalhar diretamente promovendo a Gaoligong pelas quatro distâncias da corrida UTMB® 2020: MGU (160 km), RCE (125 km), THT (55 km) e o novíssimo TCZ (30 km). As inscrições para o 2020 Gaoligong by UTMB® serão abertas em 20 de março de 2019.

Ma Lin
Pavel Toropov, diretor da Gaoligong UTMB®: “Em 2018, estabelecemos a Gaoligong by UTMB® como uma marca nacional e mundial, colocando esta parte da China intacta e excepcionalmente bonita no mapa turístico e de trilhas. No próximo ano, trabalharemos para melhorar o percurso da corrida para tornar o evento de 2020 um dos melhores do mundo, e continuar a construir o legado de Gaoligong pelo UTMB®.”

UTMB® International abre subsidiária na América do Norte

A UTMB International criou oficialmente uma subsidiária nos Estados Unidos, em Rocky Mountains. O trail running foi criado no país e depois se espalhou pelo resto do mundo, principalmente Europa e Ásia.

“Através da criação de uma subsidiária nos Estados Unidos, a UTMB International demonstra seu compromisso de apoiar, a curto e médio prazos, a criação de um grande evento internacional aberto a todos na América do Norte. Estamos revisando vários projetos e faremos um anúncio oficial nos próximos meses”, afirmou Alain Lambert, diretor-executivo da empresa na América do Norte.

Pontos de qualificação

Além da aventura e da exploração, Omã by UTMB®, Ushuaia by UTMB® e Gaoligong by UTMB® oferecem um certo número de benefícios aos finalistas que gostariam de participar do UTMB® MONT-BLANC. Para as corridas longas, cada finalizador receberá seis pontos ITRA que serão válidos por três anos (em vez de dois) para o UTMB® MONT-BLANClottery.

Além disso, os finalistas ganharão um ano no processo de inscrição: se eles quiserem participar da edição de 2019 do UTMB® MONT-BLANC, todos os finalistas do evento UTMB® dobrarão suas chances na “loteria” de se registrar pela primeira vez. Ou será garantido um lugar se não tiverem sucesso ao tentar se inscrever na edição do ano anterior.

Datas para os próximos eventos UTMB®:

– Omã by UTMB®: 29 de novembro de 2018

– Ushuaia by UTMB®: 5 a 7 de abril de 2019

– UTMB® MONT-BLANC: de 26 de agosto a 1º de setembro de 2019

– Omã by UTMB®: Outono de 2019

– Gaoligong by UTMB®: 21 a 23 de março de 2020

KickCom
Assessoria de Imprensa do UTMB International
Contato: Chris Rodrigo – chris.rodrigo@kickcom.fr | +33(0) 607 226 233

Para mais informações no Brasil: Vipcomm Assessoria de Imprensa
ricardo.ribeiro@vipcomm.com.br
+551198201-4100

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*