Valparaíso – Alceu quer ‘reativar’ projeto de transporte de passageiros sobre trilhos entre DF e Goiás

Vereador apresentou na Câmara, na última quarta-feira, 24, proposta para rediscussão do tema, tão relevante para as duas unidades federativas, mas esquecido por divergências políticas

Chamou e muito a atenção das pessoas presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, o discurso do vereador Alceu Gomes (PL), que usou a tribuna para defender e cobrar das autoridades, a volta em pauta do antigo projeto do chamado ‘Trem de Passageiros’, projeto que avançou bastante na gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), que à época, discutia com o também ex-governador de Goiás, Marconi Perillo o avanço do projeto, com a proposta de deixar mais baratas as passagens entre DF e o chamado Entorno Sul. Como não foi concluído no mandato dos dois então mandatários, reiniciou-se uma discussão entre os atuais governadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ibaneis Rocha (MDB-DF). Mas uma briga política entre ambos, quase ‘enterrou’ o projeto.

Mesmo assim, na visão do vereador Alceu Gomes, ainda é possível acreditar nesse projeto. “É algo que vai beneficiar milhares de pessoas, e acreditamos que alguma diferença que supostamente exista, possa ser superada, e vamos, sim, conseguir a trazer esse projeto de volta à pauta”, afirmou ao Blog do Amarildo.

Estação Bernardo Sayão, entre o Guará e Núcleo Bandeirante: tempos de glória, quando o trem transportava passageiros, mas há quem acredita no projeto de reativação, como Alceu Gomes, vereador de Valparaíso

Alceu aproveitou a visita do deputado federal Rubens Otoni (PT), à Câmara Municipal de Valparaíso para pedir ajudar, e novamente colocar em pauta o projeto. “A gente vai pedir ajuda para quem quer que seja, para os governadores, deputados, senadores, precisamos que esse projeto siga em frente, e no que depender de mim, sou 100% a favor”, resumiu Alceu.

Euforia e abandono

O projeto Trem de Passagem ganhou força na gestão de Rodrigo Rollemberg, no Distrito Federal, e chegou a entusiasmar o atual mandatário Ibaneis Rocha, também no DF, quando o tema esteve entre os assuntos mais discutidos na mídia no início de seu mandato.

Antes, a Companhia Metropolitana de Transportes Ferroviários de Recife chegou a afirmar que doaria locomotivas para que o DF pudesse implantar, ao lado do Goiás, o projeto. Mas com as indiferenças dos atuais mandatários, o assunto até agora segue em banho-maria.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*