VALPARAÍSO – Com aumento de casos da covid-19, vereadores pedem por hospital de campanha

Tema foi discutido e apresentado na sessão desta sexta-feira, no Legislativo local

Por Amarildo Castro – Com 202 mortos por covid-19 e mais de 40 mil casos confirmados, somente em Valparaíso de Goiás, além da situação crítica em toda a região, como Cidade Ocidental, Novo Gama e Luziânia, um pedido feito pelo vereador Alceu Gomes (PP) durante sessão ordinária na manhã desta sexta-feira, 26, chamou atenção no Legislativo de Valparaíso. O parlamentar pediu mais atenção no combate ao coronavírus na cidade, além de sugerir a prefeito Pábio Mossoró (MDB) que monte na cidade um hospital de campanha em caráter de urgência para atender à grande demanda por leitos, visto que o vizinho Distrito Federal, que historicamente recebe muitos pacientes do entorno também tem hospitais superlotados, assim como a capital de Goiás, Goiânia.

O parlamentar citou que as unidades de saúde de Valparaiso, como CAIS, Upas, Unidades de Saúde e o Hospital Municipal também não estão conseguindo suprir a demanda atual.

O pedido foi acatado ainda por demais vereadores da Casa, como Brandão (MDB), que enfatizou o aumento repentino da demanda.

Paulo Brigo lembrou do sofrimento dos familiares que estão perdendo entes queridos na cidade em maior frequência: defesa do hospital de campanha

Paulo Brito (PSC) também entrou na discussão e afirmou que é difícil ver maioria das famílias sofrendo com perda de entes queridos e em muitos casos a dificuldade por leitos, por isso, defende a construção de um hospital de campanha na cidade.

Cláudia Aguiar (PSDB), que chegou a ter uma discussão mais acalourada com Tião da Padaria (PSC) por questões ligadas à Saúde, pediu mais cuidados para que não faltem insumos na Secretaria de Saúde, especialmente para cuidados à covid-19.

Na prática, o hospital de campanha poderia ainda atender pacientes das cidades vizinhas, caso seja instalado.  Para que isso ocorra, a iniciativa tem que partir de um projeto vindo do Executivo local, o que depende especialmente do prefeito Pábio Mossoró (MDB), assim como iniciativa do Estado. Ainda não se sabe se há recursos suficientes para a instalação de um projeto na cidade dessa magnitude, e nem mesmo um estudo de viabilidade foi feito.

Porém, o manifesto dos vereadores foi unânime, querem um hospital de campanha na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*