Valparaíso de Goiás ganha moderno Banco de Alimentos

Por Junio Silva –  Uma ação coletiva entre governo federal, municipal, empresas do setor público e privado, além de colaboradores, no combate ao desperdício e a fome na cidade. Na tarde da última sexta, 12, foi inaugurado no Jardim Céu Azul, o Banco de Alimentos de Valparaíso, próximo à feira do bairro, sendo o quinto em todo o estado.

O aparelho tem como finalidade a captação de alimentos doados pelo setor privado e público, que seriam desperdiçados, para a doação a instituições sociais que atendem um público em situação de alta vulnerabilidade social.

A obra, que se estendeu desde 2009 e passou por várias gestões até a atual, custou cerca de 400 mil reais de recursos do próprio município. A OGP (Parceria para Governo Aberto) desenvolveu o projeto. A fiscalização obra, realizada por uma empresa privada, ficou a cargo da Secretaria de Obras da cidade.

Membros do governo local, secretários municipais, representantes do Ministro da Cidadania Osmar Terra, autoridades locais, empresários e a população do bairro compareceram ao evento.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Zé Antônio (PMDB), destacou a importância do legislativo para o andamento e inauguração do banco. “Sem o nosso corpo de vereadores essa obra teria demorado ainda mais, mas temos uma equipe compromissada, que buscou realizar as votações necessárias de forma rápida, para que o banco pudesse ser inaugurado o mais breve possível”.

O Banco de Alimentos contará com uma equipe de sete profissionais, sendo eles uma nutricionista, uma que irão trabalhar na parte de triagem dos alimentos recebidos.

Inauguração contou com a presença da comunidade e lideranças locais

O assessor técnico, Raimundo Nonato, explica como funcionará o trabalho da equipe já no inicio da próxima semana. “A partir de segunda vamos começar as doações e fazer o cadastro de empresas que vão estar nos fornecendo, e em seguido cadastraremos as entidades que irão receber e distribuir esses alimentos”.

Apesar de não ter um número certo quantas pessoas serão atendidas, Francisco Ribeiro, secretario de assistência social e cidadania, afirma que “já passamos a aprovação da lei pela Câmara, agora vamos regulamenta-la e a partir dai fazer o cadastro das entidades, com todos documentos necessários. Só ai teremos a noção de quantas pessoas conseguiremos atender através das instituições. Vamos começar o trabalho agora e mais pra frente teremos esse número”.

O prefeito Pábio Mossoró destacou a importância da atuação da deputada Lêda Borges no projeto

O prefeito da cidade, Pábio Mossoró (PSDB), destacou a importância de toda equipe que fez parte do projeto “Estou muito feliz em poder entregar essa obra. Agradecimento a equipe de gestão, aos vereadores, a deputada Lêda Borges, ex- prefeita da cidade, que iniciou o projeto. A partir de agora a cidade de Valparaíso conta com mais esse instrumento, que será coordenador pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania”

As primeiras doações recebidas do Banco de Alimentos foram 300 kg de arroz e um carro seminovo, de empresários locais que estiveram no evento.

 

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*