Valparaíso investe em plataforma de acessibilidade para surdos

No Dia do Surdo, comemorado nesta quarta-feira, 26 de setembro, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás lança o software de Acessibilidade em Libras.

Agora, a comunidade surda de Valparaíso de Goiás contará com o HUGO, um simpático intérprete virtual 3D da Hand Talk, que realiza a tradução de textos e vídeos do site. O plugin deixa todo o conteúdo do site acessível em Libras, permitindo que o público surdo –  que a tem como primeira língua, navegue com autonomia.

O objetivo do Governo de Valparaíso de Goiás é quebrar a barreira da comunicação e democratizar o acesso à informação e à comunicação, além de melhorar a acessibilidade do site, desta vez, voltada a um público específico, que tem dificuldade em ler ou escrever a língua escrita, pois possuem experiência extremamente visual. Situação que atinge 80% dos surdos no Brasil.

Segundo a Empresa Especializada em Acessibilidade para Surdos — Hand Talk, os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos. “O software facilita a identificação e o acesso ao Tradutor de Sites pelos surdos, que são bastante visuais”, pontuou.

Segundo estimativas levantadas pela Central de Interpretação de Libras, em Valparaíso de Goiás existem cerca de 150 surdos e, quando somado aos municípios do entorno sul, a estimativa passa de 300, “por isso, a experiência ao navegar pelo site da Prefeitura de Valparaíso deve ser a mais facilitada possível, pois a igualdade e acessibilidade é um direito de todos”, destacou o prefeito Pábio Mossoró.

Desde junho de 2017, o município já conta com a Central de Interpretação de Libras (CIL), que permite que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos na cidade de Valparaíso de Goiás e outros municípios do entorno, agora a acessibilidade ao acessar o site da Prefeitura de Valparaíso de Goiás também está garantida.

 (Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás e Hand Talk)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*