Valparaíso – Saúde entrega depósito de lixo hospitalar do Cais

O depósito foi projetado visando atender medidas de segurança essenciais na unidade de saúde

Em 26 de fevereiro, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde, entregou o depósito de lixo hospitalar infectante e não infectante do CAIS – Centro de Atendimento Integrado de Saúde, atendendo a uma recomendação da SUVISA – Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado.

O depósito foi projetado visando atender medidas de segurança essenciais na unidade de saúde, para a coleta externa especializada e, o mais importante, segundo o secretário de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, com a instalação deste depósito, somado ao laboratório de exames clínico já existente e, ao banheiro adaptado aos portadores de necessidades especiais, este ainda em fase de finalização, o CAIS se credenciará junto ao Ministério da Saúde para receber um acréscimo de recursos no valor de R$ 60 mil mensais, por meio do fundo a fundo. “Parece algo simples, porém é mais um avanço na área de saúde de Valparaíso de Goiás”, completou Leonardo.

Segundo Kelly de Sousa, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o local conta ainda com um ambiente externo separado, com piso e paredes lisas impermeáveis e laváveis, iluminação artificial, piso resistente ao tráfego dos recipientes coletores e portas.

Para o prefeito Pábio Mossoró a ação é mais um avanço. “Este depósito atende a uma regulamentação, o que é muito importante para o município continuar recebendo recursos e obter um acréscimo no repasse. Nós pegamos esse CAIS aos pedaços em 2017 e, logo no início da nossa gestão, recebemos uma determinação para o fechamento desta unidade de saúde como para o Hospital Municipal situado no Céu Azul. Nós não deixamos fechar, fizemos obras essenciais com o CAIS em funcionamento e contamos com a ajuda da comunidade e de empresários para fazer a revitalização. Nós pensamos na população que depende deste serviço e este é o compromisso da nossa gestão, trabalhar e oferecer atendimento digno às famílias valparaisenses”, concluiu o chefe do executivo.

Durante o evento o secretário de Saúde anunciou ainda a entrega de 8 cadeiras longarinas para a área da recepção da unidade e a doação de televisores para a Guarda Municipal, que fará a vigilância monitorada em tempo real via câmeras de segurança instaladas no Centro de Atendimento Integrado de Saúde.

Participaram do evento a vice-prefeita Dra. Zeli Fritsche, que em discurso também evidenciou o compromisso e trabalho do governo; o presidente da Câmara Zé Antônio, o presidente do Conselho de Saúde José Maria, o vereador Flávio Lopes, o diretor do CAIS Ricardo Pacheco, os secretários Jordame Barbosa (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Rafael Viana (Meio Ambiente e Agricultura) e Milton Reis (Finanças e Planejamento) e servidores da saúde.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*