Viola caipira no metrô

A canção Jorginho do Sertão, do compositor Cornélio Pires, entraria para a história em 1929 como o primeiro registro fonográfico de estilo caipira. De lá para cá, o gênero colecionaria sucessos e seria definitivamente marcado como um símbolo da identidade cultural do país. Para oferecer ao público uma versão atual dessa trajetória, a dupla Macedo e Mariano apresenta o projeto Recorte Histórico da Música de Viola Caipira em uma série de seis shows nas estações do metrô, de 5 a 21 de setembro, a partir das 17h, com entrada franca.
As apresentações ocorrerão em Taguatinga (nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6 de setembro), Ceilândia (12 e 14 de setembro) e no Plano Piloto (19 e 21 de setembro), com acesso privilegiado a grupos de deficientes físicos. Durante os shows, uma intérprete cultural utilizará o código de libras para transmitir o conteúdo das canções ao público com deficiência auditiva. Além disso, parte do material de divulgação do projeto foi impresso em braile e vídeos nas redes sociais da dupla contam com audiodescrição para os deficientes visuais. Macedo e Mariano selecionaram uma canção por cada década desde a primeira gravação de uma música caipira e este repertório será exposto em ordem cronológica, intercalado por algumas composições autorais. Entre uma canção e outra, a parceria faz um momento de prosa com a platéia, explicando e contando causos sobre a evolução do gênero na cultura popular brasileira.
Macedo e Mariano apresentam série de seis shows em que interpretam clássicos
dos 90 anos desde a primeira gravação fonográfica do gênero
A viola caipira é o instrumento de destaque nos solos e arranjos dos shows. Com parceria iniciada em 2004, Macedo e Mariano têm no currículo participações em importantes espetáculos da cena cultural do DF e do país. Em 2009, foram premiados no Festival Sesi Violeiros com a gravação de uma faixa autoral e, no ano seguinte, integraram a terceira edição da coletânea Universo da Viola Caipira. Em Taguatinga, idealizaram e produziram o encontro anual Capital Viola, de 2009 a 2012, além de apoiarem o projeto Trinca Caipira em duas edições.
Após os primeiros anos de movimentada atuação, com inúmeros shows na estrada e diversas composições na bagagem, Macedo e Mariano lançaram o primeiro disco da carreira, Conversando com a Viola, em que apresentam 14 faixas, sendo seis autorais, num prazeroso passeio musical por diferentes ritmos da música sertaneja de raiz. O projeto Recorte Histórico da Música de Viola Caipira é realizado com apoio do FAC/Secult/GDF.
Macedo & Mariano apresentam:
Recorte Histórico da Música de Viola Caipira
Quando: 5 e 6 de setembro (nesta quarta e quinta-feira)
Onde:  Estação Praça do Relógio (Taguatinga Centro)
Horário: 17h
Quando: 12 e 14 de setembro (quarta e sexta-feira)
Onde: Estação Ceilândia Centro
Horário: 17h
Quando: 19 e 21 de setembro (quarta e sexta-feira)
Onde:  Estação Central do metrô (rodoviária do Plano Piloto)
Horário: 17h
Ouça Macedo & Mariano: 
Conversando com a viola – www.youtube.com/watch?v=KK7taQSHmTI
Praça Santa Inez – www.youtube.com/watch?v=fstwm0Zt0Og
(Colaboração: Assessoria de Comunicação)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*