Aniversário do Guará – Pequito, um prefeito ‘faz tudo’ e sempre com equipe

Aposentado, aos 63 anos, Francisco Xavier de Castro tornou-se o ‘paizão’ da QI/QE 02, no Guará I ao comandar ações sociais na quadra ao lado de amigos e moradores

Pouca gente tem se dedicado tanto na condição de prefeito comunitário no Guará quanto Francisco Xavier de Castro, o Pequito, de 63 anos. Para contar sua história, o Jornal GuaráHOJECidades abre a espaço para falar de pessoas que fazem ou já fizeram muito para a cidade. São pioneiros, lideranças e empresários na lista da nossa reportagem.

Pequito chegoum em Brasília em 1959, ao lado da família. Seus pais, Sr. Arthur Batista e Dona Belinha Batista, veiram da cidade de Manhuaçu-MG em busca de uma vida melhor e na expectativa de ajudar a construir Brasília. Desembarcaram na Candangolândia, e seis anos depois, vieram para o Guará, de onde Pequito nunca mais saiu.

Hoje, mora com a família na QI 02, onde atualmente é prefeito já na terceira gestão, ao lado do vice Gilberto Shultz e de uma equipe comprometida com a quadra e com a cidade.

E foi assim que desde o início da pandemia coronavírus nunca parou de trabalhar, ampliando ainda mais suas ações sociais.

Conta que mensamente, desde o início da crise, a prefeitura, com apoio de parceiro, distribui até 80 cestas básicas para famílias da Estrutural, Guará e Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. Tudo começou com pedidos da Escola Classe 02, quando os alunos tiveram a merenda cortada por conta da falta de aulas. Desde então, a equipe da prefeitura se reinventa para ajudar as pessoas.

Na quadra, Pequito e sua equipe ajudam a manter a quadra de esportes em dia, fazendo a própria manutenção, assim como o campo sintético. Em dias normais, antes da pandemia, perdeu a conta de quantos eventos sociais realizou à frente da prefeitura para alegrar moradores e crianças, como Natal Solidário, Dia das Crianças, Dia das Mães, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*