GUARÁ – Começa reforma das praças do Polo de Moda

Trabalhos tiveram início em 31 de março pontapé inicial foi na Praça da Moda, onde piso de concreto será trocado, além de outras benfeitorias

Os moradores do Guará, especialmente aqueles que frequentam o Polo de Moda, no Guará II, têm bons motivos para comemorar. Começou esta semana a tão sonhada obra que vai revitalizar de quatro praças no Polo de Moda. No total, o Governo do Distrito Federal anuncia que os trabalhos estão orçados em R$ 1.069.999,65 e após início em 31 de março último, os trabalhos deverão ser concluídos em 26 de setembro deste ano de 2021. As obras fazem parte de um pacote maior, anunciado em setembro de 2020 pelo deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), juntamente com a Terracap. Na ocasião, marcaram presença na Administração do Guará várias outras autoridades, como a administradora do Executivo local, Luciane Quintana e secretários de Governo. A vencedora da licitação foi a Construtora Gábata Eireli.

A Terracap informa que as obras começaram pela Praça da Moda e, na sequência, serão revitalizadas a Praça Central, Praça da Igreja e a Praça da Faculdade. Os serviços serão feitos de acordo com a situação de cada praça. Entre as benfeitorias previstas, estão a nova pavimentação de concreto, plantação de vegetação rasteira e de médio porte e instalação de novo mobiliário urbano. Os equipamentos já desgastados da quadra poliesportiva também serão substituídos.

Para auxiliar os frequentadores com alguma dificuldade locomotora, haverá rampas de acesso e espaço dedicado para jogos de xadrez. Quanto às pessoas com deficiência visual, o piso tátil (de alerta), que são faixas em alto-relevo fixadas no chão, servirá como guia direcional.

Entre demais melhorias destinadas às praças, estão: uma vegetação nova, em que serão plantadas as árvores símbolo de Brasília (ipês amarelo, branco e roxo, de médio porte); banco de concreto pré-moldado; novo piso; paraciclo, usado para escorar bicicletas; calçadas; e readequação dos estacionamentos presentes. Não temos maquete do projeto.

Entre os trabalhos que estão sendo realizados, piso da Praça da Moda será trocado

Apesar de explicar as benfeitorias das obra, não foi apresentado ainda maquetes dos projetos, embora a reportagem tenha cobrado.

No último dia 21 a reportagem do Jornal GuaráHOJECidades esteve na Praça da Moda, onde conversou com comerciantes que têm lojas estabelecidas na região. Para João Batista, que começou com seu armarinho ainda no início da implantação do Polo de Moda, a chegada das obras é muito bem-vinda, mas para ele, seria importante retornar com o projeto original da Praça da Moda, onde os serviços começaram. “Queremos os degraus em forma de arquibancada para acolher pessoas que supostamente possam vir prestigiar alguma apresentação, já que a ideia era usar esse espaço para desfiles de moda. Além disso, precisamos na avenida em frente de um semáforo para facilitar a travessia de pedestres”, relata.

O comerciante João Batista disse que é importante resgatar vocação da praça

Ele ainda pede um novo estacionamento ‘de entrada’, porque o que hoje existe ocupa parte da rua ao lado. Ele ainda sugere a organização dos quiosques e melhor acabamento, como corremão e investimento em acessibilidade.


Sobre a demanda 2, A Administração Regional do Guará informa que a situação já foi encaminhada para a Secretaria DF Legal, que estava no aguardo da limpeza da área e a retirada da mata não nativa. O DF Legal esclarece que, em breve, será feita uma ação no local.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*