Hospital Regional de Formosa dobra o número de atendimentos em três meses

Desde que passou pela estadualização, o HRF recebeu investimentos em modernização, novos leitos e qualidade do atendimento

O número de atendimentos de urgência e emergência mais que dobrou no Hospital Regional de Formosa em apenas três meses. Além dos casos de coronavírus, investimentos na modernização estrutural, instalação de novos leitos e a melhoria na qualidade do atendimento são as principais razões para este resultado significativo.

A unidade hospitalar passou por um processo de estadualização em abril deste ano e o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão em junho. Desde então, os atendimentos de urgência e emergência dos casos de Covid-19 passaram de 584 para 1.288 e os atendimentos emergenciais gerais subiram de 2.181 para 4.163.

“Estamos trabalhando duro para oferecer à comunidade da região de Formosa um atendimento de excelência. Mais do que números, nosso orgulho é saber que pessoas estão voltando para casa melhores”, diz Vânia Fernandes, diretora do HRF.

Não só cresceu o número de atendimentos como houve um aumento significativo na quantidade de exames de pacientes. Os eletrocardiogramas chegaram a 160, enquanto as análises clínicas (hemograma, colesterol, glicemia, entre outros) somaram 8.225 em setembro.

Com a instalação do tomógrafo e modernização do aparelho de raio-X, o número de diagnósticos por imagem também aumentou. A unidade realizou em setembro 43 tomografias e 1.460 exames de raio-X. “A modernização do hospital tem gerados ótimos resultados e quem ganha é o paciente, que passou a ter uma estrutura eficiente no próprio município para ser atendido”, afirmou Fernandes.

Capacitação

O Hospital Regional de Formosa investe na qualificação de toda equipe de saúde, com treinamentos constantes de processos, padronizações e ações de segurança hospitalar.  “Com conhecimento disponível, a gestão da segurança do paciente tem condições de cada vez mais e melhor prevenir as ocorrências”, explica a enfermeira Jéssica Santos, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Os profissionais do HRF também recebem capacitações contínuas do programa Jeito Imed de Atender, que tem por objetivo despertar a importância da valorização das relações entre a equipe de saúde, pacientes e familiares.

O programa prevê encontros mensais entre líderes e equipes em que são abordadas a importância das funções exercidas e os tipos de lideranças necessárias, além do atendimento consultivo ao paciente, tudo para identificar a melhor forma de lidar com as situações do dia a dia e para obter o melhor resultado no atendimento dos pacientes.

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa

Colaboração com foto e texto: Ecco Comunicação

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