Foto: Freepik
- Educador aponta os temas mais relevantes de 2025 e dá dicas de como estudar para os exames
A preparação para o vestibular é um período desafiador, que exige dedicação e disciplina dos alunos. Para isso, é preciso estar antenado nos temas de atualidades que podem cair nas provas ao longo do ano.
As dicas para se atualizar envolvem acompanhar as principais notícias nacionais e internacionais, reservar um tempo para se aprofundar nos temas mais presentes no debate público e atentar-se às questões que são recorrentes.
“A temática de atualidades no vestibular não é uma disciplina isolada. Para isso, é importante conectar os acontecimentos com os conteúdos estudados em História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Biologia e até Matemática (com dados e estatísticas). Por exemplo, as mudanças climáticas podem ser abordadas em Biologia (ecossistemas), Geografia (impactos) e Química (alteração do pH dos oceanos)”, ressalta o coordenador de História, Filosofia e Sociologia da Rede Alfa CEM Bilíngue, Luiz Felipe Galvão de Oliveira.
O que pode cair nas provas?
O coordenador de História, Filosofia e Sociologia destaca abaixo os principais temas nacionais e internacionais que podem cair nos vestibulares em 2025:
Desastres Climáticos e seus Impactos no Brasil – As enchentes no Rio Grande do Sul e em outras regiões do Brasil (como Santa Catarina e São Paulo), que resultaram em grande número de mortes, desalojados e perdas econômicas. A discussão envolve a crise climática, a preparação para desastres, a infraestrutura das cidades e as políticas públicas de prevenção e resposta.
Mudanças Climáticas e Acordos Ambientais – A necessidade de ações globais para combater o aquecimento global, as discussões em conferências climáticas (COPs) e os desafios para a implementação de acordos.
Epidemia de Dengue – O aumento acentuado dos casos de dengue em 2024, que sobrecarregou os sistemas de saúde e levou algumas cidades a situações de calamidade. Este tema pode se ligar a questões de saúde pública, saneamento básico, urbanização e políticas de saúde.
Desafios da Inteligência Artificial (IA) – O avanço rápido da IA e seus impactos no mercado de trabalho, na educação, na privacidade e na disseminação de desinformação (fake news). Questões sobre ética na IA, regulamentação e o futuro do trabalho são muito pertinentes.
Privacidade e Segurança de Dados na Era Digital – A importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os desafios de garantir a segurança de informações pessoais em um mundo cada vez mais conectado.
Inclusão Social no Brasil – Temas como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (capacitismo, acessibilidade), as questões racial e de gênero, a violência doméstica e o feminicídio, e as discussões sobre diversidade religiosa e intolerância.Pode ser abordado em disciplinas como história, sociologia, filosofia e literatura.
Analfabetismo no Século XXI – Os desafios para a alfabetização plena da população, incluindo o analfabetismo funcional e o analfabetismo digital, em um contexto de desigualdades regionais e sociais.
Conflitos Geopolíticos Atuais – A Guerra entre Israel, Irã e Hamas (Palestina), com suas ramificações no Oriente Médio e os debates sobre questões humanitárias, terrorismo e a busca por soluções de paz. O conflito entre Rússia e Ucrânia, que continua gerando crises humanitárias e econômicas globais, com impactos na energia, segurança alimentar e nas relações internacionais.
As tensões entre China e Estados Unidos, envolvendo disputas econômicas, tecnológicas e geopolíticas (como a questão de Taiwan e a Nova Rota da Seda), que redefinem a ordem mundial. Conflitos menos noticiados, mas com graves consequências humanitárias, em países como Sudão, Mianmar, Etiópia e Haiti.
Crise Migratória Global – O aumento do fluxo de refugiados e migrantes em várias partes do mundo (como no Mediterrâneo e na América Latina), suas causas (guerras, perseguições, pobreza, mudanças climáticas) e os desafios de acolhimento e políticas de fronteira.
Ascensão da Extrema-Direita e Crise da Democracia – O avanço de movimentos e governos de extrema-direita em diversos países, os debates sobre populismo, polarização política e os desafios para as instituições democráticas.
O educador ainda reforça um ponto de atenção com relação às escolhas dos temas de atualidades para serem aprofundados pelos alunos ao longo da rotina de estudos para as provas.
“Embora os vestibulares abordem temas atuais, eles geralmente focam em assuntos que possuem uma base estrutural e histórica, e não apenas em notícias de curto prazo. Ou seja, um conflito internacional recente pode ser cobrado, mas a questão provavelmente exigirá o conhecimento do histórico e das causas profundas desse conflito, e não apenas do último acontecimento”, explica Luiz Felipe Galvão de Oliveira.
Sobre a Rede Alfa CEM Bilíngue
A Rede Alfa CEM Bilíngue foi idealizada através do sonho de uma professora de História e tem uma Filosofia Educacional que impulsiona a percepção do aluno, fazendo-o refletir, questionar e principalmente transformar. Hoje, a Rede mantém uma sólida premissa de que o conhecimento humano é o maior tesouro a ser legado para as próximas gerações e que, ao mesmo tempo, a autonomia intelectual oferecerá ao estudante a capacidade de manusear o conhecimento, adquirido e/ou produzido, de maneira única e autêntica. A Rede Alfa CEM Bilíngue aposta na diversificação metodológica para gerar o prazer da aprendizagem, seguida pelo desenvolvimento de múltiplas formas de aprender durante toda a vida, o que permite obter resultados em primeiro lugar nos últimos anos do ENEM em toda a Rede e manter a taxa de 100% de aprovação das Provas de Proficiência de Cambridge. Saiba mais em: alfacembilingue.com.br.