- Profissionais e entidades se unem para refletir sobre os obstáculos enfrentados por jovens egressos na transição para a vida adulta
Profissionais na primeira oficina do Jovem em Movimento – Divulgação
Nesta sexta-feira, 22 de agosto, será realizada a segunda oficina de capacitação do Projeto Jovem em Movimento, voltada às equipes técnicas dos serviços de acolhimento do Distrito Federal. O encontro acontecerá na UNIP (913 Sul) e reunirá profissionais de instituições como Nosso Lar, Batuíra, Lar São José, Chico Xavier, Casa de Ismael e República de Jovens, além de representantes do CREAS Brasília e da Defensoria Pública.
Com o tema “Quem são os adolescentes acolhidos/egressos?”, a oficina pretende promover reflexões sobre os desafios enfrentados por jovens que deixam os serviços e precisam iniciar uma vida autônoma. A coordenadora do projeto, sob a gestão do Grupo Aconchego, Maria da Penha, ressalta que “a saída dos serviços de acolhimento é um momento de ruptura já que muitos adolescentes não contam com rede de apoio, enfrentam defasagem escolar e precisam sustentar moradia, alimentação e transporte de forma abrupta”.
Ao todo, serão realizadas quatro oficinas entre agosto e setembro, cada uma aprofundando um eixo estratégico de atuação com adolescentes em situação de acolhimento. O ciclo formativo busca fortalecer a prática profissional, a integração entre serviços e a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
O Projeto Jovem em Movimento, sob coordenação do Grupo Aconchego, conta com o apoio da UNIP, instituições de acolhimento do Distrito Federal, CREAS Brasília e Defensoria Pública do DF.
Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional.
Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC, o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO