GOIÁS – Laboratório de Música Popular “Bororó Felipe” seleciona propostas de músicas inéditas

Foto_ Roberta Ribeiro

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, por meio de edital público, um projeto de gravação voltado, exclusivamente, para artistas goianos, com apoio técnico e artístico da própria universidade. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de maio. Os interessados podem participar via inscrição online, pelo Google Forms

O projeto “Laboris: um espaço para produção musical goiana” é uma iniciativa inédita da área de música popular da Escola de Música e Arte Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de Goiás. Como contrapartida deste apoio, o Laboris está oferecendo à sociedade goiana a gravação e o lançamento de fonogramas inéditos de quatro artistas locais, fortalecendo os vínculos entre a universidade e a cena musical da região.

De acordo com o idealizador do projeto e professor da EMAC, João Casimiro, a aprovação do projeto está sendo fundamental para o fortalecimento do Laboris como espaço de criação, ensino e difusão da música popular. “Além de possibilitar a realização de uma programação intensa e diversa em 2025, como por exemplo: o 5º Festival de Música Popular, oficinas abertas ao público, uma série de shows semanais às quintas-feiras e muitos outros encontros. Grupos importantes da universidade, como a Banda Pequi, criada pelo saudoso Jarbas Cavendish, também utilizam o Laboris como espaço de ensaio e apoio. Com esse novo impulso, o laboratório se consolida como uma plataforma viva de produção cultural na universidade pública e na cena musical goiana”, explica.

Os selecionados terão a produção completa de um single — incluindo gravação, mixagem, masterização, capa personalizada e distribuição digital — o projeto prevê ainda a realização de um show de lançamento dentro do Festival de Música Popular “Jarbas Cavendish”, que ocorrerá na EMAC-UFG. O objetivo é impulsionar os artistas e suas obras, colocando-os em contato direto com o público e com a cena musical local.

Selo Laboris

“Queremos que esses primeiros lançamentos do selo Laboris reflitam a pluralidade da música popular brasileira feita em Goiás hoje, com diversidade estética, força autoral e conexão com o território. Também esperamos que essa iniciativa aproxime ainda mais a UFG do povo goiano, valorizando e amplificando a produção musical da nossa comunidade”, enfatiza João Casimiro.

O projeto “Laboris: um espaço para produção musical goiana” pretende promover uma parceria artística entre os músicos contemplados e a equipe de professores e estudantes da UFG, que integram o Laboris. É uma forma de potencializar a produção autoral do estado com qualidade técnica e curadoria, abrindo novas possibilidades para artistas em diferentes momentos de carreira, desde novos compositores até nomes já consolidados, com apoio direto da universidade pública.

Serviço

Assunto: Seleção de propostas artísticas para gravação musical no Laboris

Edital: Acesse aqui a Chamada Pública Nº 01/2025

Quando: até às 23h59 do dia 15 de maio

Onde: pelo Google Forms

Mais informações: @laborisufg

                                        
*************

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1lIZ4WOXsPbOJuGPFBKZfk7K3LjPyKkI0?usp=sharing

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*