- Ex-prefeito de Valparaíso-GO, que assumiu pasta há dois meses, diz que região é uma das mais ricas do Brasil, e que a parceria com o governador Ronaldo Caiado, ajuda no desenvolvimento das cidades
POR AMARILDO CASTRO
Com a mesma habilidade de articulação da época em que comandou Valparaíso-GO, e muito trabalho à frente da Secretaria do Entorno-DF de Goiás (SEDF-GO), Pábio Mossoró completa esta semana dois meses no comando da pasta, criada pelo governador Ronaldo Caiado com a proposta de fomentar as cidades da Região Metropolitana além de atender às suas principais demandas.
Recado dado pelo próprio governador, Mossoró diz que isso vem sendo feito desde a passagem da primeira titular, Carline Fleury, a qual ele mesmo elogia.
Esta semana, Mossoró recebeu a reportagem do Blog do Amarildo para uma entrevista sobre seu trabalho e sobre a região, vejam:
Qual o maior desafio à frente da Secretaria do Entorno-DF de Goiás?
Tenho muita satisfação pelo convite do governador Caiado e seu vice Daniel Vilela. Essa secretaria na verdade representa a importância dessa região para Goiás e para o Distrito Federal. O crescimento do Centro-Oeste passa por aqui, e estou muito feliz por ter sido escolhido para representar o Governo de Goiás aqui nessa Região Metropolitana.
Qual é de fato o potencial dessa região e como explorar isso?
Tem um potencial muito grande em várias áreas, mas quero destacar a capacidade de produção e serviços, os quais a gente busca divulgar. Hoje estamos reestruturando a nossa secretaria, e buscamos fomentar os municípios e trabalhar em conjunto com o DF e Governo Federal para resolver em especial a questão do transporte.

O que deu para fazer em 60 dias?
Já visitamos praticamente todos os municípios do Entorno-DF, acompanhando as demandas, conhecendo de perto a realidade de cada prefeitura, de cada Câmara de Vereadores e demandas da comunidade. E mais uma vez, repito, temos um grande potencial, seja no turismo, na culinária, nos serviços, mas também muitas demandas.
O que é o Programa Embaixadas do Entorno, dessa secretaria?
É mostrar para todos a importância do turismo, da gastronomia, dos valores dessas cidades, já demos um pontapé inicial nessa nossa gestão nesse projeto em Luziânia, e vamos continuar.
Sobre o transporte público, qual é a proposta?
O Governo Caiado quer um transporte de qualidade, já tivemos reuniões com o ministro dos transporte, Renan Filho para tratar desse tema. A Região Metropolitana Sul foi contemplada com o PAC Nacional, e estamos trabalhando para tirar esse projeto do papel.
Foi discutido esta semana a volta do projeto Trem de Passageiros entre DF e Luziânia-GO, como vai ficar?
Dessa vez, temos boas expectativas, a Secretaria Nacional de Ferrovias foi autorizada a reutilizar a linha férrea para viabilizar um projeto que possa ser implantado o chamado Trem de Passageiros. Já iniciamos as tratativas, e a partir de agosto, começaremos as audiências públicas sobre o tema, acredito que esse projeto vai avançar ainda este ano. A Infra/SA já foi autorizada a fazer os estudos pelo Governo Federal. Valparaíso e Luziânia serão contemplados com melhorias na ferrovia, além do trem em si.
Esse projeto não exclui o BRT?
Não porque são projetos diferentes, cada um com o seu próprio recurso e sua proposta para atender ao público, são coisas independentes.
Qual o seu recado para os prefeitos e moradores da Região Metropolitana
Aqui na secretaria, a gente busca auxiliar em todos os setores. Estamos de portas abertas para todo tipo de demanda, o govenador Caiado nos deu autonomia para atender aos prefeitos e às cidades em todos os setores, dentro das nossas possibilidades. Então a gente está aqui com nossa equipe, de portas abertas para todos.