Yamaha patrocina livro que celebra meio século de histórias do motociclismo brasileiro

by Amarildo Castro

Projeto reforça o compromisso da marca com a valorização da cultura e a paixão pelas motocicletas

A Yamaha do Brasil é a patrocinadora do livro “João BIKE SHOW Mendes – O Motociclismo na TV: A História do Pioneiro”, obra inédita que resgata 50 anos de histórias do motociclismo brasileiro. O projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC), reforçando o compromisso da marca com a valorização da cultura, da memória esportiva e da paixão pelas motocicletas.

Mais do que uma homenagem ao autor, o patrocínio representa a crença da Yamaha na importância de eternizar trajetórias que ajudaram a construir o universo das duas rodas no Brasil.

“A Yamaha tem orgulho de apoiar projetos que preservam a memória do motociclismo. E esse livro é uma verdadeira celebração dessa jornada. É parte do nosso compromisso incentivar a cultura, inspirar novas gerações e manter viva a paixão que move milhões de motociclistas”, destaca Giovana do Vale, gerente de Brand, Marketing e Racing da Yamaha Motor do Brasil

O livro reúne memórias do jornalista e piloto João Mendes. Com 48 anos de carreira, ele foi o responsável por levar o motociclismo à TV brasileira com a criação do programa Bike Show, lançado há quatro décadas na TV Record do Rio de Janeiro. Além da atuação na mídia, Mendes também marcou presença nas pistas, participando de modalidades como motocross, supercross, motovelocidade, enduro e rally.

Com um projeto editorial inovador, o livro inclui QR Codes que direcionam o leitor a vídeos, imagens históricas e cenas de bastidores — transformando a leitura em uma experiência multimídia.

“Durante essa vida intensa de reportagens, produções e competições, ouvi de muitos amigos que eu não podia guardar essas histórias só para mim. Esse livro é minha resposta: um registro afetivo e histórico da minha jornada e de tantas pessoas que cruzaram esse caminho”, comenta João Mendes.

Ficha técnica


Título: João BIKE SHOW Mendes – O Motociclismo na TV: A História do Pioneiro

Autor: João Mendes

Editor: Carlãozinho Coachman

ISBN: 978-65-997216-1-8

Número de páginas: 255

Editora: MotoStory

Impressão: IPISIS Gráfica e Editora

Preço sugerido: R$ 150,00

Lançamento: Julho de 2025

Patrocínio: Yamaha do Brasil (via Lei de Incentivo à Cultura – PRONAC)

Sobre a Yamaha

A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da unidade de Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando mais de 4.500 funcionários diretos.

Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca produzido no Brasil. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário