- O evento, que anualmente apresenta filmes, trilhas sonoras e roteiros de diversas partes do mundo, tem como foco a descoberta de novos talentos e a valorização da nova onda de cineastas do futuro
O ator brasileiro Bruno Palzatto foi o vencedor do prêmio The Golden Firefly, na categoria Melhor Ator em Filme Independente, na 5ª edição do World Film Festival in Cannes, pelo curta-metragem Drama. A cerimônia foi realizada no último dia 28 de junho, em Cannes, França, e celebrou grandes nomes do cinema mundial como Bruce Willis, Clint Eastwood e Yoko Ono.
O júri do festival reuniu profissionais renomados da indústria, como Jim Rygiel (vencedor de 3 Oscars e 3 BAFTAs por O Senhor dos Anéis), Stephen Castor (produtor e supervisor de efeitos visuais da Columbia Pictures, Sony, Disney e DreamWorks Animation) e a atriz e escritora italiana Angélique Cavallari, entre outros. Ao todo, obras de 35 países participaram da edição.
Com direção de Alexandre Klemperer, cineasta com mais de duas décadas de trajetória na TV Globo, e roteiro de Cristiano Aaron e Paula Cury, o curta Drama também foi indicado nas categorias Melhor Drama, Melhor Filme Latino e Melhor Filme Estrangeiro, ampliando o reconhecimento internacional do cinema brasileiro.
“O amor é o que me move. Esta estatueta representa o trabalho de todos nós que acreditamos na potência do cinema feito com coragem e delicadeza”, reflete Bruno Palzatto.
O World Film Festival in Cannes, idealizado pela cineasta franco-polonesa Karolina Bomba, firmou-se como uma vitrine global para o cinema autoral, a diversidade cultural e a inovação narrativa.
Sobre o filme Drama
O curta-metragem Drama acompanha o percurso de um escritor que enfrenta os fantasmas do passado e os conflitos familiares enquanto busca se reconectar com sua sensibilidade criativa. Além de Bruno Palzatto, o elenco conta com Caio Prata, Cleber Gonçalves e Uli Kleine.
O filme tem fotografia de Alex Jones e edição de Bernard Olszowski. A produção é do Grupo Smart Cine, centro de pesquisa audiovisual sediado em São Paulo (SP), em parceria com a Ooppah.
Sobre Bruno Palzatto
Bruno Palzatto é ator, escritor, diretor e produtor, com uma trajetória de mais de 30 anos nas artes cênicas. Natural de Brasília, iniciou sua carreira no teatro em 1993 e cursou Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes. Também possui formação em Publicidade e Direito, com especialização em Comunicação com o Mercado pela ESPM.
Sua preparação artística inclui cursos na Oficina da Globo, na Escola Wolf Maya, mentorias com Andrea Avancini e imersões em cinema com Fátima Toledo e Eduardo Milewicz. No teatro, integrou montagens de clássicos como O Mágico de Oz, Prometeu Acorrentado, Os Filhos de Kennedy e Vestido de Noiva, entre outros. Atuou também no Teatro Caleidoscópio, projeto que este ano celebra 30 anos.
Em 2014, lançou o livro infantojuvenil Como pode? Um conto de fadas da vida real, ilustrado por Toninho Euzébio. Em 2025, foi premiado como Melhor Ator em Filme Independente no World Film Festival in Cannes, pela atuação no curta-metragem Drama.
Bruno Palzatto ainda é membro da Academia Brasileira de Cinema e segue em plena atividade artística, com dedicação à atuação, à escrita e à produção cultural.