- O Guará, a X Região Administrativa do Distrito Federal continua sendo uma espécie de ‘bola da vez’, seja na construção civil ou no comércio, e assim, um ‘quadradão’ entre a QI 20 e a QE 07 do Guará I ganha três novos empreendimentos, praticamente de forma simultânea
POR AMARILDO CASTRO
Desde que algumas mudanças nas leis que regem as construções no Distrito Federal, o Guará, a X Região Administrativa do Distrito Federal não para de crescer, fato aprovado por alguns, e criticado por outros. Tudo começou com a aprovação do antigo Plano Diretor Local aprovado em dezembro de 2005 pela Câmara Legislativa, depois substituído pela nova Luos, um pouco antes da pandemia coronavírius, desde então, várias novas construções não param de chegar à cidade.
Novas construções fica ao lado da antiga Praça das Artes, entre a QI 20 e QE 7 do Guará I

Nos últimos dias, depois de vários prédios serem construídos na cidade nos últimos 15 anos, a novidade agora é o crescimento acelerado do comércio. Vários terrenos foram licitados pela Terracap no Guará entre 2020 e 2024, possibilitando assim, a instalação de novas lojas, e até galerias. A novidade agora são três comércios no antigo quadradão que fica entre a QI 20 e a QI 07, perto de onde está a chamada Praça das Artes, que agora ficou meio ‘espremida’ ao lado de um bar e a futura novíssima unidade da Drogaria Drogasil, que tem padrão nacional.
Atrás do Posto Shell, também há uma nova construção, mas reportagem ainda não tem maiores detalhes, embora pareça ser um quiosque

Na tarde deste sábado, a reportagem do Blog do Amarildo ‘flagrou’ a construção, que até agora tem dois pisos, a construção é erguida pela FLG Engenharia e não demora para ficar pronta. Ali, ao lado, há menos de um ano, em outro terreno licitado, um bar foi construído, e mais adiante, atrás do Posto Shell, já aparece outra construção, que aparentemente, seria um quiosque, mas a reportagem ainda não pôde confirmar. A reportagem buscou informações junto à algumas fontes ligadas à Administração do Guará neste sábado, dia 19, para falar sobre o tema, mas por ser final de semana, não conseguiu maiores detalhes.
Região abriga também um bar, que foi construído há quase um ano

É o preço pelo Guará ser uma região bem centralizada e valorizada. Tem muita gente elogiando, outros criticando esse acelerado crescimento.