Trabalhos tiveram início na segunda-feira, dia 21 e devem durar até o final do mês de outubro deste ano
POR AMARILDO CASTRO
O segundo dia de obras na grande voçoroca às margens da BR 040, em Valparaíso de Goiás, contou nesta terça-feira, dia 22, com um aparato maior do DNIT. Se na segunda-feira, dia 21, o local tinha apenas uma retroescavadeira abrindo uma fenda lateral na voçoroca, nesta terça-feira, uma equipe estava no local, com carros adesivados.
No entanto, até agora não foi afixada no local uma placa para indicar que por ali existe uma obra, no caso de médio porte, que é a contenção do buraco por meio de um trabalho emergencial. Antes, o valor da obra seria de R$ 9 milhões, mas a Prefeitura de Valparaíso, por meio do prefeito local, Marcus Vinícius, informou que esse valor será bem menor, e que no ano de 2016, uma obra completa será feita no local para conter de vez a erosão.
Carros do DNIT foram vistos no local da obra nesta terça-feira, dia 22
As placas de obra está estabelecida na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regulamenta o exercício profissional de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos. Apesar de a lei não mencionar explicitamente a obrigatoriedade de placas em obras, ela estabelece a responsabilidade técnica pela execução de obras, o que implica a necessidade de identificação dos profissionais responsáveis. No caso da obra da voçoroca de Valparaíso, uma vez colocada no local, vai dar mais transparência à esperada obra.