- O primeiro trecho, da entrada lateral do ParkShopping até a entrada do Guará II, está em obras desde o último dia 19 deste mês de julho
Após o início das obras na Estrada Parque Guará (EPGu/DF-051), trabalhos que ocorrem desde o último dia 19 de julho, muitos moradores do Guará, após algumas postagem do Blog do Amarildo, pediram pelas redes sociais, a inclusão de uma ciclovia para ligar o Guará até o Zoológico de Brasília e até o ParkShopping.
Os pedidos foram feitos nas redes sociais do Blog do Amarildo, como uma alternativa à ‘fala do povo’. “Poderiam alargar a pista e já com ciclovia e tudo”, postou @fsound. “E e ciclovia, vai fazer também”, comentou @matheusmartins.
Outros no entanto, questionaram que a pista não estavam tão ruim assim, e que parte do dinheiro poderia ser investido dentro do Guará, enquanto alguns elogiaram a inciativa do governo.
Obra, que nessa primeira etapa está concentrada na descida para o ParkShopping, perto da ponte sobre o Córrego Guará, vai durar 210 dias, mas não foi divulgado algo sobre ciclovia, cobrança dos leitores

As intervenções na EPGu estão sendo feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e ocorrem por etapas. Inicialmente, três faixas de rolamento da rodovia, desde a entrada lateral do ParkShopping até a entrada do Guará II, serão interditadas.
O trânsito no local se dá pelas três faixas de rolamento do lado oposto da via. Para garantir a fluidez durante a execução dos serviços, será realizada uma operação de reversão, que funcionará da seguinte maneira: das 6h às 16h, duas faixas serão liberadas no sentido Guará II – Zoológico de Brasília e a outra faixa funcionará para os motoristas que quiserem acessar o Guará II; das 16h às 6h, duas faixas funcionarão no sentido Zoológico – Guará II e a outra faixa será liberada para os motoristas que desejarem sair do Guará II.
A interdição e os desvios foram sinalizados e agentes de trânsito do DER-DF estarão no local para orientar e garantir a segurança dos motoristas. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída em 20 dias. Após essa fase, terão início os trabalhos no sentido oposto da DF-051, ou seja, da entrada do Guará II até a lateral do ParkShopping.
“Vamos aproveitar o período de férias escolares para iniciar essas obras de recuperação do pavimento asfáltico da EPGU visando minimizar os transtornos à população”, explicou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
Obra começou em 19 de julho deste ano de 20255

Entenda a obra
Serão investidos R$ 14.982.471,83 nas obras de recuperação asfáltica de um trecho da Estrada Parque Guará (EPGU/DF-051) ー entre o entroncamento da Estrada Parque Aeroporto (EPAR/DF-047), na altura do Viaduto Camargo Corrêa, até o acesso ao Guará II ー sendo 3,80 km no sentido DF-047-Guará II e 3,78 km no sentido Guará II-DF-047.
Os trabalhos de recuperação asfáltica incluem fresagem do pavimento antigo, reestabilização de trechos da camada de base, nova pavimentação, sinalização vertical e horizontal, além de obras complementares e implantação de canteiro de obras.
“A restauração do pavimento antigo vai garantir mais conforto e segurança viária aos cerca de 50 mil motoristas que trafegam pela região diariamente. Além disso, vai aumentar a vida útil do pavimento, em uma das ligações mais importantes entre a região central de Brasília e o Guará”, destacou o presidente do DER-DF.
O prazo total de execução das obras, que foram divididas em etapas a fim de minimizar o impacto no trânsito, será de 210 dias consecutivos. Para a realização das melhorias, faixas de rolamento serão interditadas, desvios e operações de reversão serão implementados, e todo o trecho será sinalizado e acompanhado por agentes do DER-DF para garantir a fluidez e a segurança do trânsito na região.