Reunião com o secretário de Governo, feirantes e outras autoridades do GDF foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 4, onde um acordo foi estabelecido
POR AMARILDO CASTRO
Após os embates dos últimos dias, quando chegou-se a cogitar uma possível fechamento, em especial da Ascofeg a entidade que administra a Feira do Guará, o Executivo da cidade garantiu, após reunião entre o secretário de Governo, Zé Humberto, a secretária de Mobiliário Urbano do GDF, o administrador do Guará, Artur Nogueira; representantes da Feira do Guará (dos dois grupos que disputam a gestão do local), além de outros feirantes e autoridades, ficou decidido que o GDF não irá fechar a Feira do Guará, e também não fará licitação de bancas, como antes chegou a ser cogitado, mesmo que de forma não oficial. E também não pedirá a entrega de nenhum box.
A reunião, que aconteceu na própria sala do secretário de Governo, Zé Humberto, na tarde desta segunda-feira, dia 4 de agosto, o GDF fez uma sugestão aos dois grupos que disputam a gestão da Feira do Guará, para que façam uma nova eleição com chapa única e membros dos dois grupos que disputam o comando do local, ou em segundo plano, uma nova eleição com mais de uma chapa. No entanto, dessa vez, o GDF vai monitorar a eleição, e quem vencer, deve assumir em definitivo o comando, acabando assim, com a polêmica que já dura quase dois anos.
“O GDF não quer dificultar a vida dos feirantes, e sim, ajudar em busca de uma solução, e acredito que agora isso vai acontecer”, esclareceu o administrador Artur Nogueira.
A Administração do Guará ainda divulgou à imprensa uma nota sobre o momento da Feira do Guará, vejam:
Nota de Esclarecimento: Feira do Guará não corre risco de fechar* A Administração Regional do Guará esclarece que não há qualquer risco da Feira do Guará fechar. O funcionamento da Feira do Guará segue normalmente, sem prejuízo aos permissionários ou à população.
A ação em curso trata exclusivamente da desocupação da sede administrativa atualmente ocupada pela ASCOFEG, associação cuja legitimidade para gerir o espaço foi questionada pelo Comitê Gestor. Reforçamos que a medida não afeta a rotina dos feirantes, tampouco o atendimento ao público.
A única mudança prevista é na entidade responsável pela administração interna da feira. O Governo do Distrito Federal atua para preservar a segurança jurídica, garantir o bom funcionamento da feira, que é um dos principais cartões-postais do GDF, e assegurar atendimento de qualidade à população.
Administração do Guará