GUARÁ – Reforma da EPGu vai durar 210 dias, com investimentos de R$ 14.982.471,83

by Amarildo Castro
  • Trabalhos tiveram início em 19 de julho de continuarão por pelo menos até fevereiro de 2026

A reforma da Estrada Parque Guará (EPGu), via principal que liga o Guará II ao Plano Piloto, em Brasília, e também serve como rota para acessar cidades do Entorno Sul do DF, vai continuar nos próximos 190 dias. Na prática, a obra, que teve início em 19 de julho deste ano de 2025, tem previsão de duração de 210 dias, e será feita por etapas.

Neste momentos, a primeira etapa está concentrada na altura do Córrego Guará, onde um reforço na região da ponte sobre o curso d`água foi feito pelo O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pelas obras.

No momento, trabalhos estão concentrados na altura do Córrego Guará

Atualmente, o trânsito no local se dará pelas três faixas de rolamento do lado oposto da via. Para garantir a fluidez durante a execução dos serviços, será realizada uma operação de reversão, que funcionará da seguinte maneira: das 6h às 16h, duas faixas serão liberadas no sentido Guará II – Zoológico de Brasília e a outra faixa funcionará para os motoristas que quiserem acessar o Guará II; das 16h às 6h, duas faixas funcionarão no sentido Zoológico – Guará II e a outra faixa será liberada para os motoristas que desejarem sair do Guará II.

A interdição e os desvios são sinalizados e agentes de trânsito do DER-DF estarão no local para orientar e garantir a segurança dos motoristas. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída neste mês de agosto. Após essa fase, terão início os trabalhos no sentido oposto da DF-051, ou seja, da entrada do Guará II até a lateral do ParkShopping.

Para facilitar trabalhos, trânsito foi desviado para pista única

“Vamos aproveitar o período de férias escolares para iniciar essas obras de recuperação do pavimento asfáltico da EPGU visando minimizar os transtornos à população”, explicou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, em pronunciamento ainda no início da obra, em julho passado.

Entenda a obra

Serão investidos R$ 14.982.471,83 nas obras de recuperação asfáltica de um trecho da Estrada Parque Guará (EPGU/DF-051) ー entre o entroncamento da Estrada Parque Aeroporto (EPAR/DF-047), na altura do Viaduto Camargo Corrêa, até o acesso ao Guará II ー sendo 3,80 km no sentido DF-047-Guará II e 3,78 km no sentido Guará II-DF-047. 

Os trabalhos de recuperação asfáltica incluem fresagem do pavimento antigo, reestabilização de trechos da camada de base, nova pavimentação, sinalização vertical e horizontal, além de obras complementares e implantação de canteiro de obras.

“A restauração do pavimento antigo vai garantir mais conforto e segurança viária aos cerca de 50 mil motoristas que trafegam pela região diariamente. Além disso, vai aumentar a vida útil do pavimento, em uma das ligações mais importantes entre a região central de Brasília e o Guará”, destacou o presidente do DER-DF. 

O prazo total de execução das obras, que foram divididas em etapas a fim de minimizar o impacto no trânsito, será de 210 dias consecutivos. Para a realização das melhorias, faixas de rolamento serão interditadas, desvios e operações de reversão serão implementados, e todo o trecho será sinalizado e acompanhado por agentes do DER-DF para garantir a fluidez e a segurança do trânsito na região.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário