O ex-prefeito, Pábio Mossoró, em foto de arquivo, durante sua última gestão na Prefeitura de Valparaíso-GO
- Documento encontra-se no Legislativo de Valparaíso para apreciação de vereadores, tendo como relatora, a parlamentar Maria do Monte
POR AMARILDO CASTRO
Apesar do alardes sobre uma suposta desaprovação das contas da Gestão 2020/24 do ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, por recomendação (em primeiro momento) do Tribunal de Contas dos Municípios de Estado de Goiás (TCMGO), fato amplamente divulgado por alguns meios de comunicação, na prática, ajustes foram feitos e o próprio ex-prefeito diz estar tranquilo sobre uma aprovação, com ressalvas, a pedido do próprio TCM.
Após um primeiro pedido por reprovação, foram feitos os devidos ajustes, com recursos ordinários e feitas as correções, em especial no balanço de 2020, ano da pandemia, onde a prefeitura precisou receber recursos extraordinários (do Orçamento) para bancar os custos da pandemia, em crédito feito pelo presidente Jair Bolsonaro.
O documento (das contas das gestão 2020/24) está em apreciação na Câmara de Valparaíso de Goiás, e há expectativa do próprio ex-prefeito para que o trâmite siga normalmente, onde os pedidos de ajustes feitos pelo TCM já foram feitos.
O próprio ex-prefeito Pábio Mossoró, explicou à reportagem que não a nada demais, e que em primeiro momento, houve sim um pedido de rejeição do TCM devido a um pedido de crédito suplementar da prefeitura de 2020, mas “Lembrando que esse exercício, foi quando o então presidente Jair Bolsonaro destinou recursos para a pandemia. Existia alguma divergência desse balanço de 2020, mas foram tomadas todas as providências, corrigimos todos os itens, e automaticamente nós entramos com recurso ordinário, onde ouve a mudança da rejeição, por aprovação com ressalva, então está tudo muito tranquilo”, citou.
Ele ainda acrescentou que acredita que a Câmara possa fazer o papel de fiscalizar, “Sabendo da responsabilidade dos vereadores, e automaticamente, nós estamos confiando pela aprovação do balanço”.
Pábio disse também que o próprio TCM recomenda pela aprovação com ressalvas. “Me coloquei à disposição da Câmara, junto à assessoria jurídica e contábil para tirar todas as dúvidas. Tive na Câmara Municipal para detalhar sobre o balanço 2020, no qual o TCM recomenda à Câmara apreciar o documento, e nessa apreciação está a recomendação pela aprovação com ressalva”, comenta.
Nas redes sociais, houve nesta segunda-feira, um certo alarde, tendo algumas mídias publicado que as contas da gestão em questão poderiam ser reprovadas, por recomendação do TCMGO, no entanto, o próprio Mossoró diz ter já solucionado as questões da recomendação do tribunal, e está muito tranquilo sobre o tema, que ao seu ver, deve ser aprovado, sem problemas.