68
Comércio, turismo e serviços registram crescimento expressivo durante o Festival, que garante renda e oportunidades para trabalhadores e empreendedores de Bonito |
O Festival de Inverno de Bonito, desde sua primeira edição, contribui para a geração de renda e cria oportunidades dentro da própria cidade. Profissionais de Bonito estão tendo a chance de trabalhar diretamente nos eventos, enquanto empreendedores e empresários locais ampliam vendas e movimentam seus estabelecimentos durante o período do Festival. É o caso de Kalu Carvalho, morador de Bonito há 16 anos. Ele é um dos idealizadores do projeto Canta Bonito e foi contratado pela Fundação de Cultura para apoio logístico na produção e no palco. Para ele, a contratação de profissionais locais é fundamental:“A inclusão do bonitense no Festival de Inverno é de suma importância e a gente está conseguindo fazer, está conseguindo trabalhar. Até para algumas coisas que o pessoal de fora não sabe muito bem onde consegue, nós sabemos, temos os contatos certos, a melhor forma de fazer. Então, com certeza, é muito importante termos essa oportunidade”. Silvio César Soares dos Santos, guia de turismo e morador de Bonito, foi contratado para trabalhar na produção do Palco Sol com a equipe da Fundação de Cultura. “Quando tem um evento desse porte na cidade, a gente também tem mão de obra para atender. Claro que falta um pouco de especialização, mas temos muita gente para trabalhar. É muito importante na geração de renda e de conhecimento. Eu me sinto prestigiado sim. Gosto de participar da produção de eventos e já trabalho em outros grandes eventos em Bonito e em cidades do Estado. É um orgulho estar no Festival”, disse. No setor de hospedagem, os reflexos são positivos. Bruno Magalhães Mamédio, gerente de reservas de um grande hotel, afirma. “O Festival de Inverno é muito bom para a cidade, principalmente para quem atua na hotelaria. Durante o evento, chegamos em torno de 100% de ocupação. Para nós é muito bom, ficamos felizes em receber esse público e esperamos que o Festival continue todos os anos garantindo esse movimento”, ressalta. ![]() O empresário Gustavo Diniz Romeiro, proprietário de uma agência de turismo em Bonito, ressalta que o Festival já faz parte do calendário da cidade. “É um evento aguardado todos os anos. A divulgação antecipada dos shows ajudou a atrair turistas e aumentou bastante a procura. Apesar de a maioria do público ser sul-mato-grossense, também recebemos visitantes de fora do Estado. A expectativa é que, no final de semana, o movimento cresça de 40% a 50%”, enfatiza. No comércio, o impacto também é sentido. Marcio Carvalho, gerente de uma grande farmácia em Bonito, explica. “O Festival atrai um bom público para os shows nacionais e esse público consome na cidade. O movimento sempre é bom para o comércio local. Fortalece o giro de capital e leva o nome de Bonito para todo o país”, afirma. No setor de moda, os efeitos são percebidos por Elisandra da Silva Leite, responsável por uma loja de roupas. “Acredito que durante o Festival as vendas aumentam em 50%. É ótimo, muda o ambiente e a energia da cidade. Para nós é excelente esse movimento. O Festival é esperado todo ano”, explica. |
Na gastronomia, a empresária Veruska Esguissardi, dona de uma pastelaria, reforça. “O Festival é sensacional. Atrai um público com bom gosto, disposto a usufruir da cidade e respeitar nossos empreendimentos e rios. Para o meu negócio, o reflexo é muito positivo. Agosto é um mês mais calmo e, com o Festival, conseguimos aumentar as vendas em pelo menos 70%”, conclui. O Festival de Inverno de Bonito reafirma sua vocação de fortalecer a economia local e valorizar sua própria gente, movimentando cultura, turismo e comércio em um dos principais destinos do país. Saiba mais sobre o FIP: https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/banda-municipal-de-bonito-leva-musica-a-praca-da-liberdade-no-fib-2025/ https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/catira-e-viola-ecoam-tradicoes-no-festival-de-inverno-de-bonito/ Texto: Karina Lima – Asscom/FIB Fotos Diego Cardoso e Altair Santos – Asscom/FIB |