Abertura do espaço será na quinta-feira, 28
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itapema farão, na próxima quinta-feira, 28, às 14h, a abertura do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA).
A unidade irá funcionar na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, com capacidade para atender cerca de 400 usuários e realizar 7 mil procedimentos por mês.
A equipe multidisciplinar é formada por mais de 50 profissionais de áreas como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicologia.
Por meio de acordo de cooperação com a Prefeitura de Itapema, a Univali será a responsável pela condução técnico-assistencial do CAP-TEA. A pró-reitora de Ensino, professora Priscila de Souza, salienta que o espaço terá estrutura completa para realizar acolhimento, diagnóstico e terapias de pacientes com idades entre 0 e 14 anos.
“Estamos muito felizes por poder colocar nossa experiência à disposição do município de Itapema e da comunidade que há muito tempo anseia por esse local. Estamos empenhados para oferecer um serviço de excelência e tornar o espaço uma referência no cuidado e na inclusão de pessoas com TEA”, reforça a docente.
O local terá ambientes adaptados às necessidades dos usurários como salas de integração sensorial, brinquedoteca e consultórios. Cerca de 60 câmeras de segurança com reconhecimento facial foram instaladas para garantir segurança e organização no atendimento.
“Esse centro é mais do que um prédio. É acolhimento, cuidado e respeito a quem precisa de um atendimento digno. Tudo está sendo feito com amor, carinho e responsabilidade. Cada detalhe foi pensado para dar conforto às nossas crianças e suas famílias. É um orgulho imenso ver esse projeto se tornar realidade”, afirma o prefeito Alexandre Xepa.
“Para Univali é um grande orgulho aliar-se à prefeitura de Itapema neste projeto que visa ofertar terapias especializadas e personalizadas, voltadas ao neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem a desafiadora jornada do Transtorno do Espectro Autista. Sabemos que o caminho nem sempre é fácil, mas compreendemos também que o tratamento multidisciplinar propicia o suporte necessário para o desenvolvimento, bem como facilita a caminhada do paciente com TEA e o alcance do seu potencial”, enfatiza o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
O atendimento à comunidade no CAP-TEA terá início no dia 29 de agosto.