- Atividades envolvem Univali, OAB e governo municipal
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Prefeitura Municipal de Biguaçu deram início ao projeto de extensão universitária “OAB vai à Escola”. As atividades, que iniciaram oficialmente neste mês de agosto, visam levar informações gratuitas sobre direito e cidadania aos estudantes dos níveis fundamental, médio e também do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do Município de Biguaçu.
As atividades do projeto de extensão contemplam aulas, palestras e dinâmicas. O objetivo é levar aos alunos, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Biguaçu, conhecimentos relacionados às leis e direitos que regem e norteiam o convívio em sociedade, com noções sobre direitos e deveres, bem como a conscientização sobre os valores de justiça e ética.
O coordenador do curso de Direito da Univali, no Campus Biguaçu, professor Fabiano Pires Castagna, explica que a parceria é viabilizada pela Comissão OAB Vai à Escola, da OAB/Subseção Biguaçu, e as Secretarias de Administração, de Educação e de Cultura, Lazer e Turismo do Município de Biguaçu.
Já na Univali, explica o docente, a iniciativa envolve a coordenação do curso de Direito e a Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social. Além da participação de acadêmicos, o projeto também permite a contribuição dos profissionais egressos da Univali, beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita.
- Para Castagna, o projeto faz a diferença na vida das pessoas e marca uma nova fase para a extensão universitária na região. “Além de ampliar as vivências e o conhecimento jurídico e humanitário dos nossos acadêmicos e egressos, esta iniciativa presta um grandioso serviço de cidadania às crianças e jovens, uma vez que ela contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes.”
Primeira ação beneficiou 300 estudantes
A primeira atividade do projeto de extensão “OAB vai à Escola” aconteceu na quarta, 21. Na ocasião, foram ministradas aulas sobre cyberbullying e violência sistêmica para 300 alunos, do 6º ao 9º ano, matriculados em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu. A atividade, que ocorreu nos turnos da manhã e da tarde, foi ministrada pelos professores Fabiano Zoldan, Júlio Cesar Garcia Ribeiro e pelas advogadas e egressas da Univali, Karine Hasckel e Larissa Mendes. A ação ocorreu no auditório do Campus Biguaçu.
Mais informações: com o professor Fabiano Pires Castagna – fcastagna@univali.br.