- Trabalho foi uma proposição do vereador César do Trânsito, que defendeu durante o evento, políticas públicas mais eficazes para o público com algum tipo de deficiência
POR AMARILDO CASTRO
Na Semana da Pessoa com Deficiência (no Brasil), que tem uma lei específica para tratar do tema, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015, na Câmara de Valparaíso de Goiás, neste mês de agosto, mereceu destaque. Assim, por meio de uma proposição do vereador César do Trânsito (PP), foi realizada na noite da última quinta-feira, dia 28 de agosto, uma sessão especial para tratar do tema e defender políticas públicas mais eficazes para atender às pessoas com deficiência, além da demanda dos familiares das mesmas, e profissionais que ajudam a cuidar dessas pessoas.
Como anfitrião do evento para discutir o tema, o vereador César do Trânsito resumiu o que precisa ser feito na cidade e no Brasil: “Inclusão, inclusão, inclusão, e todo tipo de políticas públicas que possam valorizar essas pessoas, melhorar a qualidade de vida delas e ajudar quem trabalha para cuidar delas e no desenvolvimento desses seres humanos”, relatou.

O vereador César do Trânsito, que fez a proposição da sessão para tratar do tema ‘A pessoa com deficiência”
A audiência teve como convidado de honra o Instituto Pestallozi, sob o comando de Maria Yvelônia, que ao lado de colaboradores, é hoje uma das principais lideranças em defesa da pessoa com deficiência. Autoridades e lideranças locais, com destaque para o prefeito Marcus Vinicius, o vereador Guilherme Gordão, o também parlamentar Jabá do Povo, além da presidente nacional do Pestallozi, a psicóloca Loyane e o empresário do ramo de venda de veículos, Marcos Chain também compareceram. O Pestallozi, inclusive homenageou durante o evento alguns colaboradores e apoiadores da causa.
“As políticas públicas para a pessoa com deficiência é dever de todos, inclusive das empresas, nós buscamos fazer a nossa parte lá na empresa, e esperamos o mesmo do comércio em geral”, disse Marcos Chain, que atua no ramo automobilístico.
Maria Yvelônia, presidente do Instituto Pestallozi de Valparaíso: apoio às famílias com pessoas que têm deficiência é destaque na cidade

Apoio de psicólogos
Ao discursar, a pscóloga Loyane disse que busca dar o máximo de apoio às famílias que têm algum integrante com algum tipo de deficiência. “A gente recebe por mês quase cem famílias relatando alguma situação atípica, e em muitos casos, o diagnóstico resulta em algum grau de deficiência. Para muitos é um choque, mas a gente procura dar o apoio necessário”, comentou à reportagem.

O prefeito local, Marcus Vinícius (C): “Meu maior aprendizado é viver dentro de casa com uma filha que tem deficiência, mas com apoio de amigos, e políticas públicas, nossa vida segue normal, e hoje eu tenho a obrigação de ajudar a cuidar dessas pessoas (com deficiência) e ‘dose dupla’

A psicóloga Loyane: “Na hora de um diagnóstico, nem todos estão preparados, a gente está aqui para ajudar”
A presidente nacional do Instituto Pestallozi, Ester Pacheco (foto abaixo) relatou a importância do Executivo de Valparaíso em realizar a sessão para tratar do tema ‘A pessoa com deficiência, e lembrou que no Brasil, segundo dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE recentemente, 7,3% da população tem algum grau de deficiência, e por isso, a importância de dar atenção maior ao tema e boas políticas públicas para atender a essas pessoas, familiares e cuidadores.

GALERIA DE FOTOS







