Negócio lucrativo : serviços automotivos ganham cada vez mais espaço dentro do franchising

by Amarildo Castro

O setor de serviços automotivos no Brasil é muito relevante, ele cresce impulsionado pela frota circulante e pela busca por serviços de manutenção e reparação. Essa curva ascendente também é vista no franchising.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de serviços automotivos fechou 2024 com faturamento de R$ 8,474 bilhões, um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior. Um mercado cada vez mais promissor.

Hoje, muitas marcas atuam no sistema de franchising, oferecendo várias opções para quem quer empreender. São empresas de reparos, estética automotiva, vendas de veículos, vistorias, entre outras. Todas prontas para atender a frota brasileira que atinge o número de 123.974.520 milhões de veículos, segundo dados da Veloe em parceria com a Fipe e a Senatran.

A rede Super Visão, que atua na área de vistorias automotivas, por exemplo, tem visto seu negócio escalar de forma muito sustentável. A marca cresceu 24,4%, comparado com o ano anterior.  Setenta e quatro por cento das unidades bateram suas metas de faturamento e 73% dos franqueados superaram as metas de produção. Hoje, a rede tem 200 unidades, e trabalha para fechar o ano com 240 lojas.

Esse cenário mostra como os empreendedores buscam cada vez mais o franchising para realizar o sonho do negócio próprio. A franquia tem se mostrado uma alternativa promissora para empreender, com modelos testados, suporte especializado e uma marca forte.

Separamos algumas redes que atuam nesse setor e que são ótimas oportunidades de negócios.


Super Visão  

A rede de franquias Super Visão especializada em vistorias automotivas é uma das maiores marcas dentro do seu segmento no país. Com mais de 200 unidades distribuídas nas principais cidades brasileiras, a rede produz mensalmente mais de 90 mil laudos, que são solicitados por empresas e cliente final. A marca oferece uma rentabilidade próxima a 30% ao mês.

Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil

Taxa de franquia: a partir de R$ 40 mil

Faturamento médio mensal: R$ 25 mil a R$ 80 mil

Prazo de retorno:  até 18 meses

Vaapty

Líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a Vaapty foi fundada em 2020 e busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024 e já movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas de veículos. 

Investimento inicial: a partir de R$129.990 mil (incluso taxa de franquia e box)

Faturamento médio mensal: cerca de R$ 160 mil

Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

DryWash  

 A DryWash é pioneira em lavagem a seco no Brasil e referência em serviços automotivos sustentáveis. Com mais de 30 anos de mercado, oferece um modelo de franquia com baixo investimento, retorno rápido e amplo suporte ao franqueado. Atua com estética automotiva, funilaria express, películas e outros serviços especializados. Economiza até 320 litros de água por lavagem, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental.

Investimento inicial:  a partir de R$ 110 mil

Taxa de franquia : a partir de R$ 20 mil

Faturamento médio mensal: depende do modelo da loja– entre R$ 15.000 e R$ 30.000 (loja P) e acima de R$ 100 mil (Loja Extra Grande)

Prazo de retorno: cerca de 16 a 24 meses

Acquazero

A Acquazero é uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização. A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. A empresa que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma cerca de 200 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja).

Investimento inicial total: (tx franquia + cap. de giro + tx instalação):  entre R$ 25 mil a R$ 135 mil 

Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil a R$ 100 mil 

Prazo de retorno: entre 8 a 24 meses

Só Multas  

Criada em 2015, a SÓ Multas é a maior franquia especializada em soluções de trânsito, buscando auxiliar os motoristas brasileiros com relação às infrações nas rodovias e estradas brasileiras. A marca tem o objetivo de permitir que os clientes estejam totalmente a par da situação de seus processos sem que realizem outros esforços – ou seja, a empresa cuida integralmente de cada situação, o que não é comum dentro do mercado. Com percentual de sucesso de 90% nos casos e pensando em otimizar a experiência dos motoristas.

Investimento: a partir de R$ 29.990,00 (com taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 30 mil.

Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses

Laav

Fundada em 2014 pela empresária Sirlene Ueta e seu marido, Rogério Ueta, a Laav é uma franquia de serviços de funilaria e estética automotiva. O diferencial da marca está na sua abordagem descomplicada e eficiente, que visa não apenas atender as necessidades do automóvel, mas proporcionar uma experiência única para o cliente. Atualmente, conta com mais de 30 unidades em diversos estados brasileiros.

Investimento Inicial: R$ 189.000,00

Faturamento médio mensal: R$ 100.000

Prazo de retorno: 12 a 24 meses

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