Morte de criança na BR 040 mostra que via precisa de vários investimentos imediatos

by Amarildo Castro
  • Criança estava em carro que capotou na tarde de quinta-feira, dia 18 de setembro pouco abaixo do monumento ‘Chifrudo’, sentido Brasília/Luziânia-GO

POR AMARILDO CASTRO

Um acidente grave, um carro capotado, uma família em desespero, e em seguida, socorristas do Corpo de Bombeiros chegam e tentam reanimar uma criança de 8 anos, que não resistiu e faleceu. O cenário, mais uma vez, fez parte do trajeto da BR 040, que corta a Região Metropolitana Sul, e o próprio Distrito Federal nas proximidades da Região Administrativa de Santa Maria. A pista em questão, embora os índices de acidente reduziram nos últimos anos, é um local onde a velocidade ainda é alta diante de um fluxo intenso, conservação precária e ainda precisa de mais pardais.

Na avaliação do vereador de Valparaíso, César de Trânsito, que já comandou a Agência Municipal de Trânsito na cidade, tendo vasto conhecimento sobre trânsito, para ele, BR 040 já entrou em colapso há pelo menos 5 anos, e a via ainda vai piorar muito se nada for feito de imediato.

“todos sofrem, as mortes, infelizmente devem continuar e para evitar isso, é preciso investir de forma urgente no transporte de massa, o BRT inicialmente é uma solução, e em seguida, ainda temos que continuar investindo em outro tipo de transporte, no caso sobre trilhos, talvez ou um terceira alternativa”, explicou o vereador (FOTO ABAIXO).

Por fim, César explicou que apesar do caos, há boas notícias, e esta semana, ele e outras lideranças regionais e do país participaram de uma reunião em Goiânia, com autoridades e gestores do transporte público da cidade, que levou experiências da Transmob/Redemob para a implantação do BRT entre Santa Maria e Luziânia-GO. “Agora deve sair do papel, porque o Governo Federal e de Goiás já se comprometeram com a obra”, concluiu.

Novo viaduto em Valparaíso

Para o especialista, a chegada de um novo viaduto dentro de Valparaíso vai trazer algum alívio, mas no contexto geral, muito ainda precisa ser feito, indo de obras a intervenções no trânsito.

A BR 040, que liga o Distrito Federal a Goiás e cidades mineiras, é hoje uma das principais vias de acesso ao DF e interligação entre várias cidades. Na Região Metropolitana Sul, comenta-se que recebe cerca de 100 mil carros todos os dias. Por outro lado, o grande crescimento das cidades de Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia-GO deixam o local como espécie de ‘formigueiro’ humano.

A BR 040, em foto de 2024, em horário de pico: caos e muitos acidentes

Postagens relacionadas

Deixe um comentário