- Cerimônia contou com a presença do deputado Célio Silveira e do diretor da Infraero, Eduardo Gonzaga
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), assinou a ordem de serviço para o recapeamento e o balizamento da pista do Aeroporto de Luziânia. O ato marcou mais um passo importante para a modernização da infraestrutura da cidade, garantindo melhores condições de operação no terminal aéreo.

Firme na volta ao trabalho há duas semanas, Sorgatto tem demonstrado superação rápida em sua saúde, onde foi submetido a uma complexa cirurgia há pouco mais de um mês
A solenidade reuniu autoridades, entre elas o deputado federal Célio Silveira e o diretor da Infraero, Eduardo Gonzaga, além de lideranças locais e representantes da comunidade.
Durante o evento, foi reforçado que o Aeroclube Brigadeiro Araripe Macedo, em Luziânia, será transformado em aeroporto auxiliar de Brasília. A obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da região, contará com um investimento estimado em R$ 5 milhões, permitindo que o espaço receba aeronaves de pequeno e médio porte e funcione também no período noturno.
A expectativa é que o novo aeroporto atue como suporte ao Aeroporto Internacional de Brasília, especialmente em momentos de alta demanda, como grandes eventos e períodos de maior movimentação aérea. “Brasília, quando tem eventos grandes, fica sobrecarregada. Luziânia vai se tornar uma alternativa viável e estratégica para pousos e decolagens nesses momentos”, destacou o deputado Célio Silveira.

A transformação do aeroclube promete impulsionar o setor logístico, atrair novos negócios e consolidar Luziânia como a única cidade do Entorno Sul com estrutura aérea capaz de receber esse tipo de investimento.
A obra
Na prática, o Aeroporto de Luziânia – Brigadeiro Araripe Macedo, em Goiás, vai passar por recapeamento total da pista de pousos e decolagens de aeronaves. A Infraero assinou, nessa quarta-feira, 24/9, a Ordem de Serviço para a intervenção que contempla investimentos da ordem de R$ 4,021 milhões. A obra será realizada no período noturno, sem impactos às operações da Aviação Geral, que ocorrem das 6h às 18h.
O prazo para execução é 60 dias. A pista do aeroporto possui 1.200m de comprimento por 20 metros de largura. A melhoria vai trazer mais segurança nos pousos e decolagens. “A segurança é um valor para a Infraero. A Companhia segue provendo aeroportos regionais com infraestrutura adequada para o transporte aéreo tão essencial para a conexão de pessoas e carga”, afirmou o presidente em exercício da Infraero, Guilherme Ribeiro.
A Infraero recebeu a outorga do Aeroporto de Luziânia por meio da portaria do Ministério de Portos e Aeroportos nº 343 de 26 de julho de 2024, e iniciou a operação em 27 de novembro de 2024. Nesse período de 10 meses, realizou importantes ações e segue em andamento algumas como:
Operações e Segurança
• Implementação do zoneamento de segurança na área patrimonial e operacional com delimitação do perímetro;
• Manutenção de vias de serviço operacionais que permitam a realização de patrulhamento sistemático por todo o perímetro operacional;
• Realização de inspeções diárias na pista de pouso e decolagem garantindo a segurança operacional das operações.
• Elaboração e aprovação do Plano de Emergência do Aeroporto de Luziânia.
Engenharia e Manutenção
• Execução de roçagem de toda extensão do sítio aeroportuário;
• Execução de aceiro da cerca (limpeza da cerca de ambos os lados) e fechamento de orifícios evitando a entrada de animais na pista de pouso e decolagens;
• Execução de levantamento topográfico e mapeamento com drone do sítio aeroportuário
Entre os benefícios do planejamento elaborado pela Infraero para o Aeroporto de Luziânia, estão a melhoria na infraestrutura do aeroporto, em conformidade com as legislações vigentes; a ampliação da conectividade de Luziânia com outras regiões; a geração de empregos (diretos e indiretos) – por meio dos contratos de prestação de serviços de limpeza, vigilância, manutenção, dentre outros.
O Aeroporto de Luziânia tem uma vocação estratégica devido a sua localização privilegiada no entorno do Distrito Federal, a apenas 60 km de Brasília, e posicionado próximo a dois importantes eixos rodoviários, a BR-040 e a GO-330.
Infraero – Prestadora de Serviços
Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 24 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Luziânia