Novo sistema de alertas da Defesa Civil será testado no DF no próximo sábado (27)

by Amarildo Castro
  • Sinal passará a funcionar em todo o DF a partir do dia 1º de outubro

Por Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares

No próximo sábado (27), um novo sistema de alertas — o Defesa Civil Alerta (DCA) ← será testado no Distrito Federal.  O alerta funcionará mesmo em celulares que estejam em modo silencioso. O novo sistema entra em vigor a partir de 1º de outubro. O teste também será realizado em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os envios no DF, neste primeiro momento, serão realizados pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, utilizando a plataforma IDAP. Apenas agentes capacitados e certificados estão habilitados para emitir os alertas, garantindo confiabilidade e responsabilidade no processo.

“O novo sistema de alertas representa mais proteção para a população. Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, com capacidade de transmitir informações cruciais no momento certo. É um trabalho coletivo que envolve diferentes órgãos de governo, agências reguladoras e as operadoras de telefonia, todos unidos pelo mesmo propósito: proteger e cuidar das pessoas”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“É importante ressaltar que o DCA não substitui os demais canais de alerta já existentes, mas os complementa. Além disso, nós da Defesa Civil do DF estamos aptos a operacionalizar o novo sistema, após treinamento do pessoal. Também estamos em constante contato com a Defesa Civil nacional, que está dando todo o suporte”, explica o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Sandro Gomes.

Desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o DCA utiliza a tecnologia cell broadcast, ou seja, o envio de mensagens diretamente para celulares em determinada área de risco, sem necessidade de cadastro prévio.

A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das prestadoras de telefonia móvel Algar, Claro, Tim e Vivo (representadas pelo Conexis), além de parcerias com Defesas Civis estaduais e municipais, Ministério das Comunicações (MCom) e Secretaria de Comunicação (Secom).

Como funciona?

O DCA é operacionalizado pela plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), já utilizada para o envio de alertas por meio de SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts. Com a chegada da nova tecnologia, o sistema ganha maior alcance e rapidez: todos os celulares compatíveis — Android e iOS a partir de 2020, em redes 4G e 5G — que estiverem na área delimitada pela Defesa Civil receberão a notificação em tempo real.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário