Árvore, que fica às margens da DF 004 (perto do Zoológico de Brasília), está florida neste fim de semana, mas ao contrário de outros anos, parece ter menos galhos
POR AMARILDO CASTRO
Uma das árvores mais imponentes do Distrito Federal quando está florida, um exemplar de Ipê-branco, que leva o Nome Científico de Tabebuia roseo-alba, está todo florido às margens da DF 004. A árvore, que tem cerca de 40 anos (mas de pequeno porte), segundo apurou a reportagem do Blog do Amarildo, chama a atenção de quem passa pela rodovia, e muita gente para por ali para fazer fotos e admirar a beleza magnífica da natureza.
Quando florida, árvore é uma das mais imponentes do DF
“É algo extraordinário, a gente sempre vem aqui ver essa árvore quando ela está florida”, disse Roniue, que ao lado da esposa Isabel e do filho João Miguel, aproveitaram a tarde do último sábado para curtir a beleza do ipê. A família é moradora do Guará, no DF.
Dona Ruth Borges, e a amiga Maria Antônia, que moram na Vila Telebrasília relatam até a idade da árvore: “Tem cerca de 40 anos, lembro de quando era pequena, disse Ruth, que afirmou ver no exemplar uma beleza incomum.
Sinais visíveis de poda foram notados na árvore: seria necessário isso?
Poda desnecessária
Alguns moradores questionaram o por quê de a copa da árvore parecer menor este ano. A reportagem notou que há sinais de poda no exemplar. Seria necessário faze isso em uma árvore tão pequena em um local aberto, e que com a poda, tira parte de sua beleza?