Cursos ministrados por especialista têm ampliado o preparo dos educadores e garantido estratégias pedagógicas mais eficazes para atender todos os estudantes, respeitando suas diferenças
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, vem promovendo encontros mensais de formação continuada para todos os profissionais da rede de ensino. Os cursos são ministrados por diversos especialistas, como a coordenadora pedagógica Adriana Roldão, da clínica Espaço Crescer ABA, que abordou temas como “Construindo a Escola Ideal: o PEI como Ferramenta de Inclusão”, Análise do Comportamento Aplicada (ABA), manejo do comportamento no contexto escolar e práticas inclusivas com atividades adaptadas.
De acordo com a secretária de Educação, Kelci Tristão Pádua, investir em capacitação é investir na qualidade do ensino:
“A formação continuada é um compromisso da nossa gestão com a valorização dos profissionais da educação e, acima de tudo, com a aprendizagem de cada estudante. Investir em conhecimento é investir em uma escola mais inclusiva, justa e preparada para transformar vidas”.
Da esquerda para a direita: Lídia Cardoso, diretora da Escola Municipal Branca de Neve; Kelci, secretária de Educação da Prefeitura de Nova Aurora; Adriana Roldão, da Clínica Espaço Crescer e Thais, coordenadora Municipal da Escola Raimundo Gomide: empenho
Na Escola Municipal Raimundo Gomide, o impacto já é perceptível. Para a diretora Rosemeire Ribeiro Pimenta, a formação em PEI tem transformado a prática pedagógica da equipe:
“O PEI nos convida a pensar em estratégias personalizadas, o que exige preparo, sensibilidade e trabalho em equipe. A formação trouxe mais segurança e clareza para professores, coordenadores e servidores sobre como planejar intervenções mais efetivas, respeitando o ritmo e as particularidades de cada aluno”.
A diretora da Escola Municipal Branca de Neve, Lídia Cardoso, também destaca a importância do investimento:
“Quando a gestão aposta na formação continuada, toda a comunidade escolar ganha. São momentos de aprendizado que fortalecem os profissionais e fazem a diferença no desenvolvimento das crianças”.
Com esse trabalho, o município reafirma seu compromisso em construir uma educação pautada no respeito às diferenças, no planejamento intencional e na valorização de cada estudante.