Quando a Rua vira Retrato: fotografia em foco no Museu Nacional de Brasília

by Amarildo Castro

Marilu em frente a serie Bossa Nova (Foto de Didier Sustrac)

O que acontece quando o movimento das ruas encontra o olhar atento de quem fotografa? A resposta pode estar em “Quando a Rua Vira Retrato: instantes, poses e poéticas fotográficas”, primeiro encontro sobre fotografia idealizado pela fotógrafa Marilu Cerqueira.

Marcado para o dia 14 de outubro de 2025, às 15h, no auditório 2 do Museu Nacional da República, Brasília, o evento propõe uma imersão no universo do Retrato (Portrait) e da Fotografia de Rua (Street photography). Para essa conversa, Marilu convida a fotógrafa Zuleika de Souza, com quem dividirá a roda e o olhar.

Juntas, elas apresentarão seus portfólios e compartilharão as histórias por trás de cada imagem — narrativas visuais que transitam entre o espontâneo e o posado, o cotidiano e o extraordinário. Sensibilidade, luz, composição e o instante exato do clique entram em pauta em uma conversa que promete revelar o que não se vê à primeira vista.

Aberto ao público, o encontro é especialmente voltado a estudantes, fotógrafos, artistas visuais, designers, editores, comunicólogos e poetas — mas acolhe todos que se interessam pela arte de ver e registrar o mundo.

Serviço:

Quando a Rua Vira Retrato: instantes, poses e poéticas fotográficas
Quando:
 14 de outubro de 2025 (terça-feira), das 15h às 17h15m.
Onde: Museu Nacional de Brasília – Auditório 2 (Térreo)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Este projeto recebeu apoio do Programa Conexão Cultura DF


Marilu Cerqueira

Marilu é artista visual e desenvolve trabalhos em fotografia, filme, instalações e assemblagens. Suas obras já foram exibidas em instituições de destaque, como o Museu Nacional da República, em Brasília, a Universidade de Brasília e a Chapelle St-Vérédème, em Pujaut, França. Participou de mostras coletivas no Rio de Janeiro, Brasília e Arles (França), tendo obras integradas a coleções públicas e privadas. Sua pesquisa fotográfica aborda temas ligados às interações humanas – com foco na gestualidade, no retrato (Portrait) e nos movimentos sociais e culturais. Paralelamente à sua prática artística, atua em cooperação internacional, tendo colaborado em projetos para agências das Nações Unidas.

Marilu é bacharel em Comunicação Social, licenciada em Artes Visuais e mestre em Design.

Portfolio:

https://marilucerqueira.myportfolio.com

Perfil Instagram:

https://www.instagram.com/marilu_cerqueira

Legenda das fotos/divulgação:

01- Título: Abacaxi, ano 2016, Campo de refugiados na Republica Centro africana

02- Título: s/titulo, ano 2012, Haiti

03- Título: Cuica, ano 1997, Carnaval, Rio de Janeiro

04- Título: s/título, ano 2005, Povos Kalunga, Chapada dos veadeiros, GO

05- Título: s/título, ano 2016, Lamu, Quênia, África

06- Título: Senhor Raoni, ano 2023, Manifestação Povos Indígenas, Brasília.

Zuleika de Souza

Nasceu em Brasília, em 1963. Repórter fotográfica desde 1982, trabalhou para grandes jornais e revistas brasileiras.

No Correio Braziliense, viveu sua trajetória mais longa: foi repórter fotográfica por 25 anos.

Brasiliense de origem e de vida, sempre manteve um diálogo profundo com sua cidade. Ao longo de 43 anos de carreira, dedicou-se a documentar Brasília, seu povo, seus artistas e personagens históricos. Participou de mais de duas dezenas de exposições.

Sua fotografia tem forte ligação com o urbanismo, a paisagem e a vida cotidiana da capital. Zuleika foge da visão estritamente arquitetônica e monumental da cidade planejada, preferindo revelar a arquitetura popular, as reconstruções, o inesperado e o não previsto.

Atualmente, realiza curadorias, ministra cursos de fotografia e desenvolve projetos pessoais no ateliê Plano Imaginário. Também é curadora do Festival de Fotojornalismo de Brasília e, junto com André Santangelo, Dalton Camargos e Nick ElMoor, fundou a editora Zebrinha Livros, responsável pela publicação da revista ZL, dedicada à fotografia brasiliense.

https://www.instagram.com/zuleikas

Exposições

-Deusas- Teatro Nacional 2001

-FotoForum-CCbb Brasília 2005

-Chão de Flores -2015 Ccbb Brasília

-Archi-Colorée- 2017 Universidade de Grenoble-França

-W3-Divergentes Brasílias Espaço Cultural Renato Russo- 2018/19

-linhanorte-linhasul 2023 Alfinete Galeria

-Véu 2025 Alfinete Galeria

Postagens relacionadas

Deixe um comentário