- Diversidade cultural candanga é celebrada no fim de semana do Dia da Criança com shows e atividades recreativas
A Praça do Respeito, no Taguaparque, um dos parques mais icônicos do Distrito Federal, vai se transformar em um grande ponto de encontro cultural nos dias 11 e 12 de outubro. É quando acontece o Festival Candangueria, iniciativa do Instituto Expressão Cultural de Brasília (IECB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A programação é gratuita e reúne música, artes visuais, exposições, brincadeiras e espaços de convivência pensados para toda a família.
O festival Candangueria nasce com o objetivo valorizar a diversidade cultural candanga, incentivar a produção artística local e aproximar a população da fotografia e das artes visuais. O espaço contará ainda com arena gamer, brinquedos infláveis e atrações para todas as idades. Para maior comodidade do público, será permitida a entrada de cooler com bebidas em lata.
Atrações musicais
A programação reúne artistas que representam diferentes linguagens musicais e trajetórias da cena brasiliense. No sábado (11), sobem ao palco nomes como DJ Fagner Souza, que mistura beats eletrônicos com MPB e pop rock; o bloco Groove do Bem, que traz a força dos tambores e das manifestações afro-brasileiras ; a experiência audiovisual do projeto Disco N’ Funk, criado em Ceilândia e que promove uma viagem pela história da música dançante; e Lethal Breaks, DJ conhecido por sets que atravessam o eletrônico, groove, soul e funk.
No domingo (12), a diversidade sonora segue em destaque. A Banda Art Sublime, com mais de 20 anos de carreira, apresenta um repertório que passeia do axé à swingueira, em um show dançante e popular. O carisma de Maba, considerada a “Showoman do Brasil”, promete contagiar o público com sucessos autorais e performance versátil. Já a cantora Carol Senna, intérprete e pandeirista, leva ao palco a força feminina da música brasiliense, com repertório que atravessa MPB, bossa nova e projetos autorais

Maba para baixinhos entre as atrações
O aclamado Alberto Salgado, vencedor do Prêmio da Música Brasileira de 2017 e recém-lançado em turnês pelo Canadá e Japão, apresenta seu trabalho marcado pela fusão entre percussão, violão clássico e contemporaneidade. Para encerrar o festival, a Banda Imagem, reconhecida como Patrimônio Cultural Simbólico de Brasília e com mais de três décadas de trajetória, leva ao público sucessos autorais que misturam forró, axé, sertanejo e MPB
Inclusão e acessibilidade
O Festival também se diferencia por ser um espaço de acessibilidade e inclusão cultural. O apresentador será Cacá Silva, agente cultural pioneiro na audiodescrição em shows e premiado por sua atuação em prol da diversidade. Além dos shows, a programação contempla exposições de fotografia e artes visuais, oficinas e atividades culturais. O projeto reforça o papel da fotografia como memória coletiva e identidade cultural, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda para trabalhadores da economia criativa do Distrito Federal.
Serviço: Festival Candangueria
Praça do Respeito – Taguaparque (DF)
11 e 12 de outubro
Entrada franca
Cooler liberado com bebidas em lata
Programação:
14h – Abertura oficial + brinquedoteca + exposições
14h15 – DJ Fagner Souza
15h – Groove do Bem
16h – Disco Funk
17h30 – Lethal Breaks
Domingo, 12 de outubro
14h – Brinquedoteca + exposições
14h15 – DJ Fagner Souza
15h – Banda Art Sublime
16h – Maba
17h – Carol Senna
18h – Alberto Salgado
19h – Banda Imagem